

Foi a enterrar na Sexta Feira passada Philippe Noiret, nome grande da Cinematografia e do Teatro Francês e um dos meus Actores de eleição.
Aqui em Portugal será talvez mais conhecido pelos papéis de referência no "Carteiro de Pablo Neruda" e no "Cinema Paraíso". Em ambos interpretava o papel do Conselheiro - Neruda aconselha o seu carteiro a encarar os relacionamentos e o Projeccionista, farto da censura eclesiástica aos beijos dos filmes que projecta, encontra num jovem italiano de uma cidade de província uma alma gémea .
Mas Noiret foi muito mais do que isso, tendo interpretado mais de 120 filmes e dezenas de peças de Teatro em toda a sua extensíssima carreira. Homem de uma só mulher (mais de 40 anos de casamento) acabou por ser um cancro que o derrotou depois de tantas vitórias na tela.
Para mim o mais tocante dos Filmes onde o vi - e que é um dos meus filmes de culto - é :
"Un Taxi Mauve" .
História de encontros e de desencontros numa Irlanda crepuscular onde Noiret, Charlotte Rampling, o veterano Fred Astaire, a belíssima Agostina Belli e o também grande actor Peter Ustinov nos enredam numa história de amor e de renúncia enquadrada por algumas das mais belas paisagens que se podem filmar nesta Terra.
A não perder agora com uma boa edição em DVD!
Philippe Noiret dizia sobre a Vida: « Le voyage est court autant le faire en première classe ! »
E este podia também ser o meu moto.
Até à vista Amigo e Bon Séjour!
Nenhum comentário:
Postar um comentário