quinta-feira, setembro 28, 2006

A Importância do Cliente


O "Zé" faz um conjunto de apreciações sobre o texto "O Momento da Verdade" o qual, por ser muito extenso não vou sublinhar aqui inteiramente, embora recomende que o leiam clikando no botão dos "Comentários".

Todavia o nosso "Zé" acaba as suas muito válidas observações com duas ou três frases lapidares e com uma interrogação:

" Aquilo que é apresentado como ameaça, tem de ser forçosamente revertido em oportunidade, para se sobreviver (digo viver) mas há que primeiro avaliar e saber concretamente o potencial que internamente existe. Será que já foi feita esta avaliação? Desperdiçar potencial é criminoso...

A memória colectiva não se apaga. Será?

Parabéns pelo texto Raul, tem sujacente muito mais...ou será que estou enganado?!!"

Quem me conhece bem, e ao meu percurso nesta Casa, sabe que o "Zé" não está enganado.

Receio que a estratégia de Clientes implementada - embora já aqui explicada e racionalizada tendo em vista a evolução muito próxima deste Mercado, com a abertura já em 2009 - venha a ter consequências ao nível da lealdade e exactamente na altura em que os " Challengers" se vão poder atirar legalmente ao "Incumbente"...

Todos ajudámos a forjar elos de uma cadeia que hoje parece - à primeira vista - comprometida.

O problema com estas (ou com outras) estratégias teóricas é que só damos conta da sua adequação (ou não) às novas condições do Mercado quando for tarde de mais para serem corrigidas ...

Espero sinceramente que não seja o caso.

Um comentário:

Anônimo disse...

Sòmente mais um comentário, erros estratégicos não tem retorno.
Determinação e visão implicam guerra ao desperdício de forma clara e transparente,muita humildade,profissionalismo e proximidade.Muito cuidado com ideias pré-concebidas e vitórias fátuas,que implicam desperdício de Tempo que ou se usa ou se desperdíça.
É preciso olhar em todos os sentidos,não sòmente num só sentido.Lembro-me de duas rábulas, que também usei quando dei aulas.
Produtividade-Oh Manel é preciso produzir mais e melhor.Oh patrão eu já trabalho por vezes 24 horas por dia.Manel deita-te duas horas mais tarde ou levanta-te duas horas mais cedo homem.Oh patrãozinho o dia só tem 24 horas.Ora essa aumenta ao dia homem!!!
Falta de tempo-
Patrão-Oh Manel quase não tenho sequer tempo para respirar.
Manel-Patrão o dia tem 24horas, é tudo uma questão de organização e de prioridades é igual para todos,o seu é igualzinho ao meu
Qualidade-
É satisfazer/Superar as expectativas do cliente-
-Manel ora diz-me lá o que entendes por Qualidade? Patrão é fazer o que o Cliente quer.Como assim?
-Olhe por exemplo o Tone anda metido com a mulher do Senhor Ramiro.
-Como?!Ele e a esposa são uns dos nossos melhores Clientes?
-Queres ver esta agora?!! a Qualidade não é não defraudar as expectativas do Cliente?!!!