terça-feira, setembro 12, 2006

Faz Figura - À terceira (parece) Ser de Vez!


Esta antiga Casa de Restauração inaugurada em 1976 - com vista admirável sobre o Tejo - esteve em tempos idos mal acompanhada do ponto de vista da gastronomia que ali se praticava. Vendia-se sobretudo a esplendorosa vista sobre o Rio e não se cuidava (como devia) da principal tarefa de um Restaurante - a qualidade do que se serve aos Clientes.

Hoje - e depois de pelo menos duas tentativas de modificação de gestão de que eu tenha tido conhecimento - está o "Faz Figura" nas mãos de empresários conhecedores do Ramo e que já provaram o que sabem fazer , quer em Lisboa com o "Vírgula", quer no Algarve com o também conhecido "Tradicional" em Almancil.

Faz Figura
Rua do Paraíso 15 b
à Estação de Stª Apolónia, em Lisboa,
Tel - 218868 981
Encerra Sábados ao Almoço e Domingos

Para lá chegar temos de tomar um desvio à esquerda (Rua do Paraíso) de quem vem do Cais do Sodré e se encontra em frente a Santa Apolónia. Subimos a rua estreita para , depois de percorridos 100 metros , estarmos à frente do Restaurante. O estacionamento é praticamente impossível, motivo pelo qual a gerência arregimentou um "Voiturier" que simpaticamente tenta tratar dos carros que vão chegando.

Um dos marcos de identificação é o Hospital Militar Naval que se encontra exactamente a paredes-meias com o "Faz Figura".

A jovem Chefe de Cozinha Sónia Machado, grande promessa da nossa gastronomia, teve infelizmente um acidente cardio-vascular há relativamente pouco tempo, pelo que as suas incursões em frente aos fogões são, de momento, mais de organização e formação dos restantes profissionais da casa do que de execução dos pratos encomendados pelos Clientes.

De todas as formas come-se muito bem nesta nova encarnação do velhinho "Faz Figura" , sendo alguns pratos emblemáticos:

Risotto de rúcula e frutos secos, Crepe de Atum, Peixe Galo corado com assado de legumes mediterrâneos, Peito de Pato lacado e Lombo de Novilho em cama de cogumelos.

A Sobremesa "estrela da companhia" é um pão de ló de chocolate a sair do forno , em dose individual, com creme de chocolate quente a transbordar. É de cair para o lado se se for guloso...


Possui o Faz Figura um dos melhores acondicionamentos de Vinho que já tive ocasião de ver em Restaurantes e devo dizer que o testámos com o João Paulo Martins, quando almoçámos a preparar o Lançamento do Livro "Vinho em Portugal - Saberes de Ontem e de Hoje".

Uma Refeição - 5 pessoas - com Filetes de Pescada com Arroz de Tomate para todos, Pão de Ló de Chocolate idem, Vinho Branco "Catarina" e Vinho Tinto "Vinha Grande" (duas garrafas de cada) mais os cafés, custou 240€. Não é barato , mas a qualidade justifica o que se pagou.

Nenhum comentário: