O nosso Amigo "Zé" resolveu fazer um Comentário mais alargado do que o habitual, mas acho que todos concordamos que o Tema merece espaço e tempo:
" Que a carta demorou 2 meses acredita muito cliente dos CTT, porque infelizmente há uns tempos a esta parte a Qualidade real e percebida está longe da propalada em indicadores.
As Finanças também invocaram, comigo, deficiente Qualidade na Distribuição, em contacto que tive por razões Fiscais. Porque será?
Quando internamente os indicadores dizem o contrário. Porque estarão os atrasos nos CTT na Praça Pública? Será porque se trata duma carta do ex-ministro dos negócios estrangeiros que é tão importante? E outras?
Concordo que à vítima do mau desempenho de nada serve dizer-lhe que teve azar por ter ficado fora do padrão e que se está a cumprir o padrão. Será que está? Argumentar com a dimensão do número diário de objectos postais Distribuidos, é no mínimo duma infelicidade gritante, parece pretender-se fazer uma cortina de fumo, para impressionar. Reorientar o Cliente para outro tipo de Serviço por razões de Qualidade é no mínimo pouco curial,mas.... canibalizar serviços e transferi-los...será?
Como entender os problemas da Distribuição e da Qualidade quando o Tráfego não cresce ou está estacionário, quando há Certificações....porque será? Os modelos de Distribuição estarão ajustados ao meio envolvente? e ao tipo de Cliente? Não se estarão a procurar justificações só olhando para baixo?A capacidade Instalada e modelo de distribuição estará ajustado? Não se tem procurado impor modelos sem primeiro demonstrar e convencer, não vencer, os prestadores do Serviço? Desenrasca-te.....A metodologia utilizada terá sido a mais adequada para se ganhar as pessoas? Nas Mudanças é necessário estar ao lado e inspirar confiança.
Enquadrar, formar, informar, envolver e motivar é preciso. Será que se tem feito?Ou sómente a uns quantos Emplastros e Puxa Sacos....Os Sindicatos só fazem guerrilha porque há terreno que o permite, não será sòmente porque se alterou o modelo?A Razão tem muita Força. Será que os projectos de modernização corremde forma articulada e não se pretendem resultados sem haver confiança na qualidade dos mesmos? Será que a informação prestada é fiável? ou manipulada?
Será que a Gestão das Pessoas tem sido ajustada aos modelos que se pretende?Os modelos e sistemas estarão adequados ao Cliente e ao meio envolvente? A Capacidade Instalada , modelo Tratamento e Sistemas de Distribuição? Não se estará a argumentar com anteriores modelos, sem se querer explicar e convencer com os novos. Os erros estarão sempre numa Gestão que terá só um sentido Top down, da pala, só procurar as soluções em baixo.
Custa-me procurar justificações em modelos anteriores.Que competências tem os Responsáveis Locais?A centralização é fenómeno que se vem acentuando,porquê? Porque passado quase 2 anos ainda a actual ADM não conseguìu passar a a mensagem?Estar-se-á fazer uma Gestão adequada do Elemento Fundamental numa empresa de Serviços,que se quer Líder de Mercado,na era do Conhecimento dos Intangíveis, moderna e orientada para o Cliente? As Pessoas.
Idealizar e planear processos e adquirir tecnologias é o mais fácil, o desafio é executá-los de forma a Satisfazer todos os Stakeholder´s.Fantasmas não, realismo sim. A abertura do mercado não pode ser nenhum Fantasma....Ou será como um senhor industrial analfabeto, que comprou uma máquina de escrever para não dar erros? Será por causa da Estrutura? Quanto ao Bom Senso julgo que será para Todos. "
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