segunda-feira, abril 10, 2006

Uma excelente novidade no Douro - Maritávora



Recolhi alguns elementos sobre a Quinta da Maritávora - situada em Freixo de Espada à Cinta , quase em terras do Douro internacional - porque fiquei muito agradavelmente surpreendido com a qualidade do Vinho Maritávora Tinto de 2003 que comprei no El Corte Inglês Gourmet no meio de uma "demanda" em busca de vinhos decentes para aconselhar a alguns Amigos donos de Restaurantes (vinhos que não ferissem demasiado a bolsa do Restaurador nem do Cliente).

A cerca de 8€ por garrafa, este Maritávora de 2003 surpreende pela concentração, pelos taninos e pelo impressionante bouquet quando se deixa respirar por umas duas horas. Os Frutos negros (Amoras sobretudo) ressaltam como sabores quase imediatos, e embora o final seja apenas o adequado para um vinho tão jovem, tenho esperanças que se pode guardar durante alguns anos para descobrir novas sensações.

A qualidade deste vinho é sem dúvida marcada pelo "enorme" ano de 2003 para quase todas as Regiões vinícolas nacionais, onde a falta de chuva (mas com a ausência de stress hídrico) possibilitou concentrações inauditas das qualidades intrínsecas da fruta.

Só para vos esclarecer melhor, o vinho tinto feito lá em casa da minha sogra, na Região Demarcada do Dão e da colheita de 2003, atingiu 15º!!

A tal Quinta com aquele nome estranho - Maritávora - é pertença da Família de Manuel Gomes Mota desde o séc. XIX, mas deveria ter sido - no passado - mais chegada à casa dos Távoras, supliciados pelo terrível Marquês sob acusação de conspirarem contra a vida de El-Rei D. José I.

O enólogo responsável por esta jóia a preço tão convidativo não é mais nem menos do que Jorge Serôdio Borges, o co-autor do Pintas com sua Mulher Sandra Tavares da Silva.

Só há que dizer: Parabéns ao Jorge e às massas Vínicas da Quinta de Freixo de Espada à Cinta e ... lá por ser tão bom não abusem dos preços nas próximas colheitas...

Nenhum comentário: