A análise que tenho vindo a fazer ao relacionamento Fornecedor-Cliente na óptica das Empresas operadoras de serviços Postais, nomeadamente os CTT, levou ao seguinte comentário do nosso Leitor "Zé":
É a lógica de ter taxas e não preços. É a lógica do Serviço Público.
Foi a lógica clientelar e de manutenção artificial de taxas numa lógica de poder e de resposta a pressões políticas de calendários eleitorais que pouco ou nada teve a ver com as necessidades do Mercado,dos clientes,de faz de conta muitas vezes,com uma visão de quinta....agora tudo assustado com a abertura de mercado?
É urgente mudar processos,modernizar,ai se eu soubesse....há que recuperar o tempo perdido...será a empresa da oportunidade perdida?Terá sido a entidade reguladora a responsável pela política de preços?..ou o Tipo de Gestão que se desenvolveu?...chamar fato novo a fatos remendados...medidas avulsas..projectos adiados..lógicas clientelares na gestão das Pessoas..medidas de curto prazo..submissão ao poder e calendários políticos...não serão estas as verdadeiras razões?....
Uma política de preços terá de ser enquadrada numa lógica de desenvolvimento sustentado, é uma ferramenta da Política e Estratégia de Desenvolvimento...miopia é uma doença que pode levar à entropia...
12 April, 2006
De tudo o que está escrito devo dizer que concordo sobretudo com a questão da "submissão ao poder e aos calendários políticos" de que muitas Administrações dos CTT (de todos os quadrantes) foram incapazes de se libertar.
Hoje não é (basta ver o que se passa com as propostas de Preços para 2006...) tão evidente essa submissão. Será tarde de mais?
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Um comentário:
Mais vale tarde que nunca.
Corrigir é um Bom Principio.Só que poderá ser tarde.Esperemos que não,pela Empresa e por tudo que ela representa(Mercado,Clientes,Fornecedores,Trabalhadores....País).Normalmente os erros estratégicos não tem Retorno.
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