quarta-feira, agosto 03, 2016

Resquícios (bons) do Passado



Com as circunstâncias que a situação da minha "santa" envolve, muitas vezes necessito de deixar "farnel" em casa antes de sair.

O problema é que saio antes das 7.00 da manhã... E torna-se difícil (ou impossível) encontrar pastelarias abertas antes dessa hora.

Quando andávamos na faculdade lembro-me que a Teresa e eu (vindos no velho "50" de Algés) muitas vezes fazíamos fila na "Gondola", ali ao Campo Grande, que era o único poiso perto do ISCTE para o café da manhã, abrindo por volta das 7.00h.

Foi há mais de 40 anos (nem quero acreditar...).

Outros locais de abertura  a essas horas matinais se calhar ainda existem em Lisboa. mas para quem mora no concelho de Cascais o problema é mais complicado.

Ou seria, se não fosse a existência da antiga pastelaria "Novo Dia" , no Monte Estoril. Aberta desde 1943!

O Sr. Euclides e a sua família já estão de volta dos fornos por volta das 6,30.  E nunca deixam sem avio quem por lá aparecer a essas horas. Embora a hora oficial de abertura seja às 7,00.

Está claro que nos Sábados e Domingos corre-se o risco de encontrar por ali a malta da "night" a precisar de reconforto depois de deixar a "Jezebel" ou outra que tal. Mas nos dias de semana só mesmo os trabalhadores à moda antiga por ali se apresentam antes das 7.00.

Daqueles trabalhadores que ainda presenciei noutros locais (lá está, há 40 anos atrás) a pedirem ao pequeno-almoço um "pãozinho com manteiga e um bagaço".  E eu, que bagaço não costumo beber,  muito menos a essas horas...

Mas voltando ao Novo Dia, há poucas coisas melhores do que antecipar a dentada nas coisas boas que estão a sair dos fornos. Estar à espera uns minutos pela fornada dos folhados de carne, folhados mistos , pelos croissants, ou pelas bolas de Berlim, pastéis de nata, etc...enquanto se cavaqueia com os proprietários e se vai bebendo o 1º café do dia.

E logo a advertência: -" Cuidado! Não se vá queimar que tirei agora mesmo do forno!"

Podemos encomendar todo o tipo de salgadinhos (panados incluídos e a bola de carnes à moda de Lamego) para levantar logo pela manhãzinha. Está claro que esperando primeiro que saiam do forno ou da fritadeira. Ali não há sobras da véspera. Tudo o que não se vende é oferecido a várias entidades solidárias.

Fica aqui um grande obrigado a toda  a família "Euclidiana" por este autêntico Munus Publicum que praticam há já tantos anos.

Depois da morte da antiga "Valmar",  apenas a "Novo Dia" e a "Garret" (óptima também, num registo mais "posh" e finório, basta olhar para a raça dos cavalos "amarrados" à porta) mantém a antiga tradição dos bolos finos no Estoril.

E na altura do Bolo-Rei venha o diabo e escolha se devemos levar o do "Novo Dia" ou o da Garret"...O próprio Presidente da República actual já confessou ter também esse dilema.

Claro que os nativos têm um truque para decidir.  Mas essa revelação ficará para mais tarde...

Nenhum comentário: