sexta-feira, dezembro 26, 2014

O Rescaldo e a partida para a Serra

Prestes a tomar o rumo da "mais alta" (do Côtenente!) faço com os amigos o rescaldo da noite de 24 e do dia de ontem.

A santa mãe amuou porque não lhe fiz o bacalhau com as couves. É engraçado que quando questionada dias antes disse que não o desejava...Mistérios da 4ª idade. A santa tia acha tudo bem, come e faz sempre boa companhia. Bem haja.

Na Garret foi engraçado medir a cauda da fila e comparar com as dos anos anteriores. Os "habitués" da velha pastelaria resguardam-se sempre nestas ocasiões com o truque da "encomenda". Para além do bolo-rei ou rainha, a encomenda exige que se leve mais qualquer coisinha. Mas a vantagem é entrarmos directamente para a sala das "encomendas" , evitando assim a fila para o bolo-rei. Neste ano pareceu-me ser a fila um pouco mais longa do que no ano passado.

Não posso garantir, mas lá que me pareceu, isso pareceu...

Pelas 7,30h o último dos  "esperantes" já aguardava na curva da rua, lá em cima depois da porta do "Saloio".  E a Garret só abre às 8.00h.

Nota: A "Quinta do Saloio" é uma das melhores mercearias de luxo  da linha.

O Amigo Casaleiro fecha a 26 e 27, como contrapartida das noites em branco à frente dos fornos.

 Por isso muita gente se avia até ao dia de Ano Novo. Como a santa mãe amua sempre que não vê a mesa cheia de doces, lá tive de esportular uns bons euritos. Para 4 gatos-pingados comerem.
Enfim...
Mas estou a chegar à idade em que não aturo dois amuos no mesmo dia (ou noite), vindos de  onde vêm.

Parto para a Beira Alta com alguma preocupação, Mas é esta aquela situação em que saímos da frigideira quente para o meio da panela que está ao lume... Com anciãs nos dois lados, e em estado de saúde mais complicado, cabe ao blogger equilibrar a sua vida numa situação de compromisso entre o Estoril e São Martinho.

Outra preocupação, menor obviamente, é que a recepção de rede para enviar estes Posts e receber os mails está cada vez pior lá na Serra da Estrela. Pelo menos para quem usa banda larga da MEO.

Se as costumeiras Crónicas da Serra não se fizerem notadas não é por preguiça, mas sim por traição da tecnologia.

No Ano Novo a grande decisão será em redor da ementa: cozido à portuguesa com os enchidos caseiros lá da quinta ou o cabrito assado que me ficou atravessado neste Natal?

Lá mais para o dia 30 tomarei a decisão. Autocraticamente, pois claro, porque uma das vantagens de um gajo chegar aos 60 com algum juízo é poder decidir sem passar cartão a ninguém...

Mas sobre isto tudo ainda falaremos (ou melhor, falarei). Desde que a "rede" o permita.

Continuação de muito Boas Festas para todos. Saúde e dinheiro para trocos!

Como nos disseram ontem que "Este Natal é o primeiro de há muitos anos em que não há nuvens negras no horizonte", pode ser que o "dinheiro para trocos" signifique mais largueza de gastos das desgraçadas famílias. Mas neste caso estou como o velho São Tomé: Ver para crer.

Um comentário:

Paulo Antunes disse...

Bom dia Raul Moreira.

Encontrei este seu post e verifico que fala acerca de dificuldades com a rede MEO, como trabalho para a PT, penso que o poderia ajudar, pelo que tomei a liberdade de lhe deixar este comentário.

Caso pretenda a minha ajuda acerca do tema exposto, envie-me e-mail para o meu endereço profissional (pauloantunes@telecom.pt) com os seus dados de cliente [nº de telemóvel, nº banda larga e a morada (arruamento, código postal e localidade) onde verifica os constrangimentos que expôs].
Aguardo a sua resposta para o ajudar.

Cumprimentos,
Paulo Antunes