quinta-feira, fevereiro 13, 2014

Viva a Radio! E a minha santa!

Dia Mundial da Radio, 13 de Fevereiro de 2014! E foi também neste dia (que por acaso era uma sexta feira naquele ano já longínquo do século passado) que nasceu a minha Santa. Nasceu numa sexta feira 13, o que já pronunciaria alguma coisa...

Como podem adivinhar, desde que a moda "gringa" de celebrar o dia de São Valentim (ou dos Namorados) a 14 de Fevereiro vingou aqui em Portugal que comecei a ter alguns problemas com a aquisição da prenda da santa...

E quanto mais a dita (santa) ia entrando na idade (na 3ª ou na 4ª idade, mais precisamente) mais complicado era o assunto.

Eu entrava na perfumaria, normalmente nas vésperas do 13 de FEV, e dizia que queria um perfume ou um creme de face para senhora. As empregadas todas elas se derretiam, pensando que era para a minha mulher, namorada, whatever...

E iam perguntado se eu sabia o que queria?  Se era para de noite ou para de dia ? Se a pele era mais seca ou mais oleosa?

Na minha cara de estupefacção e algum desconforto percebiam que eu não fazia a mínima ideia do que estavam a falar. E por isso, mais cedo ou mais tarde, lá vinha a inevitável pergunta:

"- E a senhora que idade tem?"

Aqui é que a porca (salvo seja!!) torcia o rabo... Quando eu dizia:

"-Acho que são 83 ou 84 anos..."

Haviam de ver a mudança da expressão facial das senhoras das lojas!! Era digno de ser filmado!

Claro que antes de eu ser dado como cronófilo (o contrário de pedófilo) lá ia dizendo à pressa:

"- Olhe que é para a minha Mãe, que faz anos nesta altura!"

O alívio era evidente. Nelas e em mim.

Para um filho de 58 anos é complicado pensar nos progenitores como adolescentes... Eu próprio acho que viveria mais sossegado pensando que tanto o meu Pai como a minha Mãe chegaram assim "do outro lado" à vida adulta sem passar pelas fases anteriores.

Infelizmente tenho retratos do meu pai ainda imberbe a jogar futebol com a camisola do Estoril-Praia, e, quanto à minha mãe, tenho um retrato dela pintado e retocado à mão que também prova a respectiva adolescência. Terá sido "encomendado" para oferecer ao meu pai durante o namoro...

Como vêem, assuntos de fugir  a sete pés. Até sinto arrepios por estar aqui a falar neles. E por isso mudo já de atalho.

  Na altura em que a minha mãe era adolescente (1947)  foi criado um programa de Radio que durou 50 anos . Eram "Os Parodiantes de Lisboa" dos irmãos Rui e José Andrade. Ainda os conheci pessoalmente quando entrei nos Correios, em 1980, tinha a meu caro a dinamização do Direct Mail e estavam eles a fazer um espécie de transição da Radio para uma Agência de Publicidade de serviço completo.

Nessa altura a popularidade  dos Parodiantes era enorme. Por isso não era estranho que nas conversas do dia-a-dia se utilizassem os termos das charlas radiofónicas para nos metermos uns com os outros.

Um dos meus Tios era o "Cara Linda". E  assim ficou conhecido no meio bancário (onde exercia a sua profissão) até morrer... E quem lhe pôs a alcunha (que ele compreensivelmente odiava!) foi a minha mãe.

Quem diria - aturando-a todos os dias - que era assim tão danada para a brincadeira quando era nova??!!

 Claro que hoje, se lhe perguntarem, nega tudo! Nega e chama-me logo maluco... O costume.

Nota: Na falta de imagem do "Cara Linda" (era a Radio Amigos!!) aqui fica o magnífico Jolly Jumper do Lucky Luke! Ainda eram capazes de ser primos...


Nenhum comentário: