Pouca gente o conhece. Fazem-se algumas excursões de alunos das escolas, mas fora isso o velhinho Instituto Geofísico (com 150 anos) lá continua escondido e um pouco sozinho, por trás de uns muros altos, apoiado no "penedo da saudade".
O recinto envolvente é quase uma quinta no centro de Coimbra! Tem uma vista magnífica para o Estádio do Euro ( e dos euros...) e em redor disso, para toda a cidade. E no interior os antigos aparelhos que fizeram a história do século XIX e XX: lunetas e pro-telescópios, medidores de oscilações sísmicas horizontais e verticais, cobres polidos à mostra e a fazer belo efeito, Livros antigos e especializados nestas áreas, constituindo um das melhores bibliotecas históricas sobre estes assuntos, etc, etc...
Vale muito a pena visitar.
Tentaremos dar a conhecer a todos - através de uma emissão filatélica em 2914 - as 4 vertentes do Instituto: actividade sísmica, astronomia, metereologia e magnetismo.
Interessa a componente histórica, sem paralelo no nosso país, mas muito nos recomendaram também para não esquecermos a modernidade! A colaboração com a NASA e com a Agência Espacial Europeia.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário