segunda-feira, novembro 11, 2013

Mal empregada Ginja que bebesteis!


 
A conhecida injunção do Tio Jerónimo depois de uma reunião ministerial em Alcobaça, veio-me à memória depois de  mais um deslize do Sr. Dr. Rui Machete, desta vez na Índia.

 Não entendo se o Sr. Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros francamente imagina que, por falar lá de fora,  esses sons não chegam a Portugal – mesmo que a sua idade seja  a dar para o ancião juro que na juventude dele já haveria transmissões radiofónicas – ou se pelo contrário a sua forma de estar na política implica dar estas cacetadas na “gramática” de vez em quando, não vá a opinião pública esquecer que ele existe.

 Um amigo meu diz que o problema será ele ansiar pela posição majestática  do Dr. Mário Soares, que diga o que disser, onde e quando o disser, já ninguém acha estranho. Pelo contrário, se estiver calado é que o vão logo espetar com um alfinete a pensar que se deixou adormecer, coisa que fazia com frequência em reuniões de todo o género, mesmo quando era 1º Ministro.

 Mas de um Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros espera-se algum comedimento verbal. Tal como ninguém sonharia vê-lo a descer do avião, em Bombaim, de bermudas e larga camisa havaiana, também não é aceitável ouvi-lo a disparatar sempre que abre a boca depois de algum voo mais longo.

 Pode ser ( e não me tinha lembrado disso) que a diarreia verbal seja um daqueles sintomas de bebedeira aérea,  pois segundo os médicos uma dose de álcool nas alturas equivale a três. E apesar de o consumo ter o efeito triplicado, a sua eliminação é mais lenta, o que acentua a embriaguez e pior: pode causar euforia, náuseas, tonturas e enjoos.

 Haverá  então que recomendar alguma prudência ao idoso Senhor Doutor com o cognac a bordo…

 Afinal de contas razão tinha o Tio (Jerónimo)…
Drunk Airplane Bar None dregs
 
 

Nenhum comentário: