segunda-feira, fevereiro 18, 2013

O "tabuleiro das pressas"

Nestas vidas de "dono de casa" a que fui obrigado nos feriados e fins de semana  é preciso recorrer a alguns truques sob pena do almoço dos Sábados só se realizar lá por alturas do lanche.

O melhor seria fazer como antigamente: manhã de Sábado para as mércolas, almocinho fora com o senhorio e etc...Mas com a Santa lá "de casa e pucarinho", e sem se poder deslocar,  todas estas exéquias tiveram que se alterar. Para já não falar da redução orçamental "à la mode de Monsieur Gaspar", a qual não permite abrir nem metade das portas dos restaurantes que dantes se abriam.

Desta forma,  normalmente  faço tudo para  ter os "avios semanais despachados" antes das 10h da manhã, o que dá ainda algum tempo para meter mãos aos tachos, sobretudo se alguns dos trabalhos preparatórios estiverem adiantados de véspera - como as batatas descascadas dentro de água, no frio.

Mas se tal não for possível,  uma das alternativas à Pizza ou ao Frango assado do "galego" é a realização do meus famosos "tabuleiros de 1 hora"!

Tenham sempre em casa salsichas frescas de boa proveniência ( as melhores compravam-se no Corte Inglês e eram de porco preto); uma ou duas embalagens de batatas Primor pequenas da Vitacress; uma embalagem de lombo de porco preto cortado em fatias; uma embalagem de couves de Bruxelas (na sua ausência, uns  cogumelos ditos de Paris, aqueles brancos pequenos).

Deitem num tabuleiro de forno: uma boa mão de  sal, azeite, uma cebola grande às tiras, dois ou três bons dentes de alho aos pedaços. Por cima as salsichas encostadas às bordas do tabuleiro, as batatas com a pele (apenas lavadas) e couves de Bruxelas ao meio, e os escalopes de porco preto entalados entre estas, podendo ser cortados às tiras para facilitar. Eu ainda gosto de salpicar de massa de pimentão, pimenta preta e mais um golpe de azeite por cima.

Acendam o forno nos 250º e quando estiver quente metam-lhe este tabuleiro por uma hora.

O tempo que o forno leva a aquecer é o tempo que V. levam a preparar os ingredientes no tabuleiro. E ainda sobra.

Acompanhem  com uma garrafita de Monte da Ravasqueira Tinto de 2011. E vão ver que gostam.

Nenhum comentário: