terça-feira, fevereiro 26, 2013

Em Itália canta-se de Grilo....

As últimas notícias:

"Segundo resultados preliminares das eleições para o parlamento italiano, ao que parece, ambas as suas casas - Câmara Baixa e Senado -  estão divididas entre direita e esquerda, o que causa uma preocupação crescente nos países da zona do euro.
O bloco de centro-esquerda liderado por Pier Luigi Bersani, está à frente por uma pequena margem na câmara baixa, enquanto a centro-direita, liderada por Silvio Berlusconi, têm a vantagem no senado influente. O "Movimento 5 stelle" (5 estrelas) protestante contra todos os políticos, do comediante Beppe Grillo, está em terceiro lugar.
Especialistas dizem que o resultado destas eleições pode complicar ainda mais a situação política no país e torná-lo de facto ingovernável."

O que comentar neste momento?  São as pedras no sapato dos regimes democráticos...Quem se sujeita ao voto sujeita-se a estas conclusões...
E se o Povo é quem mais ordena, quem somos nós, ainda por cima aqui de fora, para estar a mandar palpites sobre a escolha ( a não-escolha será melhor dito) dos amigos transalpinos?

É mau para a Europa? Talvez seja. Mas a Europa ainda não é uma Federação... E mesmo nas melhores Federações , com anos de treino, acontecem de vez em quando umas "Flóridas" aos incautos.

Haja calma e lembremo-nos que a Itália sempre foi mais ou menos assim.  Países novos onde existiram velhas civilizações têm destas coisas: é maior o peso da história e das corporações do que o peso do nacionalismo...

Vem ao caso talvez lembrar aquela história sobre a democracia, a frase de Sir Winston Churchill proferida na Câmara dos Comuns em 1947:

 "Democracy is the worst form of government, except for all those other forms that have been tried from time to time."


Nenhum comentário: