Uma novidade para os nossos filatelistas: vamos emitir em 2010, coincindindo com a abertura - a 1 de Outubro - da Exposição Mundial de Filatelia PORTUGAL 2010, uma versão do 1º selo de conceito Republicano - a famosa emissão CERES - no método de Talhe Doce (recess printing) que é a mais nobre forma de impressão conhecida , feita a partir de uma matriz esculpida em aço.
Tivémos que fazer apelo ao espírito criativo pois , como sabem os entendidos, o CERES original foi impresso em Tipografia, provavelmente para ser mais rápida a produção, já que se estavam ainda a utilizar nessa época (2010-2012) os selos da Monarquia sobrecarregados com um carimbo "República".
O velhinho CERES foi produzido entre 1912 e 1935\6, e dele se teriam feito mais de 2mil milhões de espécimens..
Aquilo que vamos reproduzir em Talhe Doce é o desenho original do CERES - do Meste Gravador Constantino Sobral Fernandes - guardado na Fundação das Comunicações, não se tratando de uma reimpressão de algum selo CERES que, como disse , foram todos Tipografados.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
Parabéns!
Algumas dúvidas:
1. Em 1935/6 ainda se produziram selos das emissões Ceres?
2. O processo de impressão tipográfico foi o único utilizado nestas emissões?
3. Prevêem emitir um ou vários selos? Em folhas ou em bloco? Facial?
Saudações filatélicas,
F.Bernardo
Parabéns!
Já agora uma sugestão. Porque não uma emissão anual a talhe doce?
Cumprimentos
C. Silvério
"...já que se estavam ainda a utilizar nessa época (2010-2012) os selos da Monarquia sobrecarregados com um carimbo "República".
1910-1912 ;-)
Postar um comentário