segunda-feira, março 22, 2010

Nem Everest nem Planície, antes uma Colina

Temos ainda por este Portugal um conjunto de restaurantes práticos e relativamente económicos, ditos  "familiares"  por alguns críticos, "sólidos restaurantes burgueses" por outros, mas que - em qualquer dos casos - nos dão comida honesta e bem feita , por preços normais  para a época e, o que não vai sendo pouco importante, em quantidades razoáveis para adulto...

No Porto e arredores costumavam existir mais destas simples e acolhedoras Casas de Pasto (interessante nome a cuja origem voltarei) mas também Lisboa se pode orgulhar de manter alguns. Entre eles, e sem querer ofender ninguém pela omissão involuntária, o Pitéu  (da Graça), o Funil e o Polícia de ancestralidade e DNA compartilhados, a antiga casa Marítima de Xabregas, a Floresta de Moscavide (antro de benfiquismo extremo) , a Pescaria (ao Cais do Sodré), o Miudinho de Carnide, o David da Buraca, a Tia Matilde e o Poleiro.

Todos estes foram visitados muitas vezes pelo vosso Blogger e merecem aqui menção. Outros haverá onde nunca fui, ou há tanto tempo que receio qualquer encómio actual.

Alguns, como a Tia Matilde ou o Poleiro atingiram o grau de  grandes clássicos da cozinha tradicional portuguesa. Estarão, digamos assim, num extremo desta escala,  mas para o que interessa - bom serviço, boa comida e a preços módicos, entram aqui bem.

Neste grupo de bom acolhimento familiar também  entra sem dúvida nenhuma  o Restaurante que é hoje nosso tema:

A Colina
Rua Filipe Folque 46 A - Lisboa

1050-114 LISBOA
Freguesia: São Sebastião da Pedreira
Telefone  - 213560209

A Colina fica à beira do Hospital Particular e da Av Duque de Ávila, , muito perto do Parque  Auto da CML da Valbom.
Costumava lá ir mais quando trabalhava na Casal Ribeiro e, aqui há alguns anos,  me meti numa tarefa (tão agradável...) de fazer uma recensão dos melhores Cozidos à Portuguesa de Lisboa.
Depois disso continuei a frequentar de quando em vez, sempre olhando para os pratos do dia, das melhores propostas desta casa afável, onde os Senhores Donos ainda se dão ao trabalho de vir à mesa cumprimentar pessoalmente todos os manducantes, sejam, ou não , seus conhecidos.
 
Neste fiel restaurante onde (caso raríssimo actualmente) as famílias são bem vindas mesmo que tragam dois ou três cachopos com menos de três anos com elas...Destaco da Ementa (mas atenção aos Pratos do Dia!):
Peixe: Bacalhau com Natas à Colina, Bacalhau à lagareiro, Arroz e Açorda de Marisco. Bacalhau à Minhota, Cherne, Garoupa e Pescada para cozer ou grelhar, Pargo assado no forno.Caril de Gambas.
Carne: Bife do Lombo à Colina, Dobrada à Colina , Cozido à Portuguesa,  Steak au Poivre, Vitela assada, Roast Beef com salada russa. Vitela arouquesa para grelhar.
 Doces: Charlotte à Colina, leite Creme, e Bolo de Noz.
 
Sala no 1ºandar para Fumantes, espaçosa e muito bem iluminada de luz do dia  (só quando a temos é que lhe damos pela falta noutros locais...). Serviço falando português com sotaque nesse 1º andar, jovem e prestimoso. Por contraste com o do antigo r\c, onde os empregados já são da família e deslocam-se galhardamente e sempre sorridentes,  tanto quanto lhes permitem as artrozes desenvolvidas por décadas de trabalho em pé... 
 
Num destes Sábados, ao almoço, 4 amigos lá estiveram e comeram:
Entradas de ameijoas Bulhão Pato (18,5 euros a dose) e  queijo de Azeitão . Competentes as ameijoas,  pena o queijo ter frio a mais ( é hoje recorrente).
Duas doses de Bacalhau à Minhota (13,5 euros) e duas doses de Vitelha grelhada (12,5 euros) . Melhor a segunda do que o primeiro, não pela confecção, que estava perfeita e canónica, com a cebola e as batatas entaladas, mas sim pela qualidade do bacalhau, que me pareceu mal curado... Depois de comer bacalhau em Ílhavo a bitola sobe, e de que maneira...
Uma garrafa Alvarinho Portal do Fidalgo (18,5 euros) e duas garrafas de Tinto Monte das Servas Colheita seleccionada de 2007 (15,00 euros cada).
Três Bushmills Black Label (9 euros cada).
4 cafés.
Total: cerca de 180 euros
 
Boa casa, serviço competente e afável, comida simples e bem apresentada, em quantidade muito razoável. Possibilidade de entreter o whiskyzito com uns competentes fumos, até depois da hora normal de encerramento. Quase como se estivéssemos lá em casa (incluindo algumas falhazitas da função...).
 
Recomendável

Nenhum comentário: