quinta-feira, março 05, 2009

A Política Filatélica e as Petições

Houve uma certa polémica associada ao facto de - aparentemente - os CTT não terem dado visibilidade e protagonismo formal à Petição que corre na InterNet sobre a edição de um Postal Inteiro Comemorativo da canonização do Condestável de D. João I, mais tarde professo carmelita sob o nome de Frei Nuno de Santa Maria.

Tive até de me aborrecer com um dos promotores dessa Petição, que ao notar a inclusão de mais uma Emissão extraordinária no Plano de 2009 - e exactamente sobre o tema em causa - ao invés de se regozijar, insurgiu-se "porque não foi feita menção da tal Petição".

Os motivos pelos quais os CTT não gerem a sua política filatélica em torno de Petições são claros (pensava eu...).

A Petição que hoje é feita com a melhor das boas intenções e promovendo uma ideia que a todos nós parece "estimável" , tem exactamente a mesma representatividade estatística do que a Petição que pode ser amanhã feita , defendendo outra ideia muito menos "estimável" e muito mais fracturante do ponto de vista social...

Ou já se esqueceram de quem ganhou o famigerado concurso para eleger "O Mais famoso Português de sempre"??!!

Por norma a Petição - tal como todos os outros sistemas de adesão, seja por votos pela Internet ou outros - só representa quem adere à iniciativa e mais ninguém. Representatividade estatística do "Povão" - dele todo mesmo - só se pode calcular com base em modelos matemáticos especialmente criados para cada situação concreta em análise.

Por isso atenção a quem diz que os CTT têm uma "gestão Faraónica da sua Filatelia", ou ainda de que "se estão a marimbar para os desejos do Povo".

Todo o cuidado temos de ter com aquilo que desejamos, não vá a concretização desses desejos sair melhor do que a "encomenda" e surpreender pela negativa os arautos desta "democracia"...

Já temos uma Emissão Filatélica por ano - Aqui Há Selo - que é feita com base nos desejos expressos dos portugueses que manifestam a sua opinião e exactamente via internet, mas o Plano Filatélico não pode ser construído só com base nessa "democracia demagógica" que, entre outras coisas de que já falei, à partida retira do Universo dos votantes os milhões de info-excluídos deste País...Os mais velhos, os mais pobres..

Que raio de "democracia" seria essa?

Nenhum comentário: