quarta-feira, agosto 22, 2007

Gastronomia entre Serras 1




A evolução "estradal" que caracteriza o nosso País tem muitas coisas boas. Entre elas a acessibilidade a terras mais escondidas dos trajectos habituais e que se tornam - por obra e graça das A's qualquer coisa e dos IP's - de repente propostas tentadoras de deslocação sensata , em tempo de viagem pelo menos se não em Km puros e duros.

Num destes dias rumámos a Viseu pela A25 (fazendo Seia a Mangualde pela velha estrada nacional panorâmica) e deixámos ocorrer a hora de almoço num pretexto para descobrir um novo Restaurante:

Taberna do Lavrador
Lugar da Igreja 3670
CAMBRA-VOUZELA
Telefone - 232 778 111

Não tem que enganar. Mesmo à saída da A25 nº 13 (Vouzela) numa aldeiazinha cheia de charme.

Antigamente chamava-se a este local de Cambra "Cova do Lobisomem" , nas faldas da serra do Caramulo e a dois passos da mais mediática Oliveira de Frades e S. Pedro do Sul, mas hoje a proposta que cá nos traz é bem mais simpática.
A sala - dividida em duas partes - é muito agradável e imponente do granito local, que se repete nas paredes externas do Restaurante.

A lista que nos é apresentada baseia-se na Cozinha tradicional beirã, com laivos de Lafões, imperando a famosa Vitela, mas também o Cabrito grelhado (que pena só ser assado em ocasiões especiais) ;os Bacalhaus, etc:

Entradas:Enchidos Mistos assados com broa frita;Chouriça cozida em vinho da Pipa.

Peixe: Bacalhau à Patroa; Tiborna; Bacalhau à Vouzela.

Carne: Medalhões em pau de louro; Arroz de Feira; Naquinhos de Vitela solteira; Espetada mista; Vitela à Lafões; Cozido da Taberna; Cabrito grelhado.
Doces: Tigelada da Beira; Aletria; Papas de Carôlo; Pêras Bêbedas; Queijo com doce de Abóbora.

As provas deram o seguinte resultado:

Enchidos Mistos, muito bons, embora em minha opinião a broa frita em azeite não faça aqui falta...

1\2 dose de Tiborna de Bacalhau - Muito boa, com batatas e azeite da terra.

1\2 dose de Naquinhos de Vitela - Carne deliciosa, a derreter-se na boca. Veio com arroz de feijão, excelente.

1\2 dose de cabrito grelhado - É sempre a mesma coisa, o Cabrito quer-se assado! Grelhado parece-me sempre demasiado seco... Embora aqui a matéria prima fosse de 1ª ordem, o que ainda por cima dá ainda mais ideia do que se poderia ter feito no forno...

Só uma palavra para dizer que a 1\2 dose faz justiça ao padrão beirão de bem receber, e é maior do que muitas doses inteiras que se vêem por aí...

Vinho da Casa era da Cooperativa de Penalva do Castelo, Branco e Tinto (a 2€ o jarro!! E Bom!!).

Com um bolo de bolacha assim-assim (e um pudim de pão excepcional, dois cafés e uma aguardente velha da Casa pagou-se um tudo nada menos do que 40€!!

Boa Malha e Casa estimável de morada e Tel. a guardar para futuras visitas. Sobretudo aos Sábados e Domingos onde se fazem os pratos especiais (Cozido, Arroz de Substância, Cabrito assado, etc..).




Nenhum comentário: