segunda-feira, agosto 06, 2007

Comentário Selo em Cortiça


Um dos nossos Leitores Comenta:

O selo em cortiça mereçe da minha parte os maiores aplausos, não só por Portugal ser o mais produtor de cortiça, mas também pela alusão a proteção aos montados.

Mas, mais um selo corporate???? Parece que os CTT descobriram mais um mina de ouro.

O desrespeito pela filatelia continua ... até quando?

Agradeço o ensejo de explicar porque não considero o Selo Corporate "um desrespeito pela Filatelia":

Penso que todos os que se interessam por esta matéria entendem que um dos maiores problemas (talvez o maior) da Filatelia actualmente é o facto de circularem cada vez menos selos de correio, substituídos pelas formas de franquia alternativas.

Os Correios de todo o mundo - por preocupações de carácter laboral e de rentabilidade, defesa dos postos de trabalho e segurança do futuro da actividade postal - foram obrigados a investir em sistemas cada vez mais aperfeiçoados de tratamento e divisão de correio, os quais não são compatíveis com o selo postal tal como o conhecemos, pois utilizam tecnologia laser para "ler" códigos de barras inseridos nas correspondências, o que lhes permite também "traçar", acompanhar electronicamente alguns desses objectos em todo o seu percurso, condição fundamental para concorrerem com as grandes integradoras (DHL, TNT, FEDEX, etc...)

Também do ponto de vista das Encomendas a minimização do tempo da sua aceitação ao balcão das Estações de Correio tinha, há já alguns anos, afastado - em Portugal e também noutros países - o uso dos selos postais na respectiva taxação.

Desta forma "tirámos da cabeça" a ideia do Selo Corporate para incentivar o circulação de - pelo menos - alguns selos reais.

De que maniera? Convencendo duas ou três grandes companhias portuguesas por ano a comprarem um nº significativo de selos - aos quais os CTT juntam em setenant uma etiqueta\flâmula com o Logotipo dessa Empresa - para utilização postal na CORRESPONDÊNCIA DE PRESTÍGIO DA SUA ADMINISTRAÇÃO OU ATÉ PARA OPERAÇÕES DE MKT AOS SEUS CLIENTES.

DE QUALQUER MANEIRA , PARA CIRCULAR.

Estes selos estão - obviamente - também disponíveis na Filatelia para qualquer Cliente filatelista que os queira comprar. Não se trata de uma Emissão Exclusiva!

Por outro lado não vamos criar uma Emissão específica para a Empresa XPTO, mas simplesmente convidar Empresas a associarem-se , comprando, a Emissões já existentes. Por exemplo a Águas de Portugal associou-se à Emissão dedicada à "Agua Património a Preservar" , a EDP à Emissão sobre as "Grandes Barragens" etc...

Por mim - e porque também sou Presidente da Associação Mundial para o Desenvolvimento da Filatelia tenho responsabilidades naquilo que digo - o importante é que o "velho" selo de correio circule.
Só assim pode obter notoriedade suficiente junto da população mais jovem para se manter "à tona de água" neste mundo cada vez mais competitivo em termos de passatempos e ocupação de tempos livres.


Nenhum comentário: