quarta-feira, junho 03, 2015

Três bastiões nacionais

Começando por cima: Presunto de Melgaço DOP . Produtor: Quinta de Folga (dos produtores do Alvarinho Soalheiro...) (http://www.quintadefolga.com/). De raça Bísara.

Passando para o lado: Presunto Bísaro de Trás-os-Montes. Produtor: Fumeiro do Bísaro (Gimonde)(http://www.bisaro.pt/?lang=pt&page=homepage/homepage.jsp#.VW6u1s9Viko).

E acabando em baixo: Presunto de Barrancos DOP. De raça Alentejana. Produtor: Casa do Porco Preto (http://www.porcopreto.iwork.pt/pt/produto/17/presunto-de-barrancos-dop-cortado-a-mao/).

Recomendo todos. Provei de todos e gostei de todos. São glórias nacionais que deveriam ser protegidas tal e qual como a Torre de Belém, linda jovem que perfaz 500 aninhos.

Tenho ainda uma Menção Honrosa para outro produto transtagano ( mas mais raro...).  Soledo de Mértola. (http://www.soledo.pt/pt/retalhista.php). Também ele admirável.

O que beber para acompanhar uma destas preciosidades?

Tarefa difícil que pede engenho e arte. A mais simples e diplomática forma de resolver o assunto seria a de fazer acompanhar cada um destes grandes presuntos com os vinhos tintos das suas terras: Vinhão do Minho, Tinto das Terras Frias de Trás-os-Montes; Tinto alentejano (de Portalegre para o meu gosto).

Mas porque não inventar e tentar fazer a mesma prova de copo de branco na mão?  Vinho branco sim senhores. Não me preguem na cruz sem experimentar sff!
E a alternativa que dou é um branco notável da Herdade de Portocarro (perto do Torrão). Chama-se Alfaiate.  Dele escreveu Rui Falcão:

"O vinho é um portento de austeridade, dureza, secura, extracto seco e frescura, um vinho à moda antiga que denuncia um perfil intemporal. Não tem nenhuma da frutinha tropical e sintomas de fogo-de-artifício que marcam muitos dos vinhos brancos actuais mas é um vinho sério, profundo, misterioso e que dá vontade de beber. E isso é um dos melhores elogios que se pode fazer a um vinho...".

Mas talvez mais importante do que isto tudo: bebi e gostei. Muito! Custou cerca de 13 € na Garrafeira Nacional. Colheita de 2013.


Nenhum comentário: