quarta-feira, junho 24, 2015

Habemus Papam. E é verde!!



Nihil Obstat, Imprimi Potest, Imprimatur!  São estes os três passos na cega rega da aprovação eclesiástica de um texto (velho hábito a cheirar um pouco aos fumos da Inquisição), mas que ainda hoje se mantém.

Há alguns anos atrás a nova encíclica Laudato si (Louvado seja) não sei se teria passado no crivo assanhado dos rigorosos teólogos da Congregação para a Doutrina da Fé, a mais velha das nove Congregações da Cúria , a quem compete a análise da adesão das ideias escritas aos cânones.

De acordo com o Papa Francisco :
Em grande parte, é o ser humano, que dá chapadas à natureza, quem tem responsabilidade nas alterações climáticas. De certa forma, tornamo-nos donos da natureza, da mãe terra”...“o homem foi longe demais”.
Francisco traça um diagnóstico “preocupante” do meio ambiente e fala das desigualdades entre países pobres e ricos e da falta de “sensibilidade social”dos mercados e das empresas multinacionais – que exploram recursos naturais sem terem em conta as consequências que provocam nos territórios desfavorecidos".
O Papa apela a uma “maior responsabilidade sobre o planeta, cuja degradação se deve à acção humana".  Francisco insurge-se  ainda contra a “esquizofrenia permanente” e a “exaltação tecnocrática”  e critica o facto de a política e a economia não se colocarem “decisivamente ao serviço da vida, especialmente a vida humana”. “A política não deve submeter-se à economia e esta não deve submeter-se aos ditames e ao paradigma eficientista da tecnocracia”, escreve ainda Francisco, acusando a Finança de “sufocar a economia real”. Não se aprendeu a lição da crise financeira mundial e só muito lentamente se aprende a lição da degradação ambiental”.

Por acaso sempre gostei dos argentinos. Nessa matéria estou de acordo com meu mestre Quitério, um apaixonado por Buenos Aires e pelo tango. A isso junto Jorge Luis Borges e (porque não) Diego Maradona...  Os grelhados de carnes vacuns argentinas são do melhor que existe no mundo. E para terminar os grandes vinhos tintos de Malbec (Finca Adrianna ou Altamira) , que também são de cair para o lado!! 

Mas este argentino feito Papa bate tudo isso e mais alguns juntos.  Ganda Papa Chico!! Que tenha muita saúde e muitos anos de vida !  

Nenhum comentário: