quinta-feira, junho 25, 2015

Tempo de Melgas

Melga e mosquitoEncontrei informação científica sobre esta matéria (num site da "Dum-Dum" imaginem!!) mas não foi muito esclarecedora:

Melgas e Mosquitos são termos genéricos usados para designar várias famílias de insectos pertencentes à ordem Diptera e em particular, à subordem Nematocera, embora, estritamente falando,  se refiram apenas aos membros da família Culicidae. Na verdade, existem 39 géneros de melgas e mosquitos e 135 subgéneros no total, com mais de 3.200 espécies conhecidas. São insectos voadores com corpos magros e pernas longas. Os adultos raramente têm mais de 15 mm de comprimento. As larvas e pupas crescem na água.

No Verão estas bestiúnculas martirizam mais a pele das pessoas, pois será a altura em que (sempre segundo a "Dum-Dum") se encontram mais ativas.

Aqui para nós, digitei mal Dum-Dum e apareceu-me o site "Bum-Bum". Isso é que é um site porreiro Pá! Ganda site, sem melgas carago!! 

Mas tresvario e divago... Adiante que não estamos em Ipanema (hélas...).

Existe um mito urbano (e generalizável para campos e praias) segundo o qual há peles (existem indíviduos) com maior poder de atracção para estas alimárias. Seriam "pessoas de pele mais açucarada". As melgas castigariam assim as pessoas "mais doces", mais "boazinhas" e mais estimáveis.


Isso é mentira. 

Quando as noites de calor apertam e nos encontramos perto de água doce, não há ruindade ou malvadez que nos valha. Elas atacam como esquadrões de "stukas". Ai de quem se atreve a mostrar o corpo nessas alturas!

Nota: stuka é abreviatura de Sturzkampfflugzeug, o bombardeiro de mergulho  Junkers JU-87 que foi o caça mais utilizado pelos alemães na  2ª Grande Guerra.

O termo "Melga" foi depois generalizado no vernáculo da língua para também significar "indivíduo chato e implicativo; alguém que nos incomoda constantemente".  Conheço "melgas" destas que nunca mais acabam... E algumas entram todos os dias por nossa casa dentro, mesmo com portas e janelas bem fechadas, pela radio e pela TV... 

"Melga" também significa um daqueles assuntos que já não há pachorra para continuar a ver e\ou a ouvir em discussão infindável através dos meios de comunicação social.

Nesse sentido são grandessíssimas "Melgas " de assuntos: a possível participação do Prof. Marcelo nas presidenciais, a discussão do futuro de Maxi Pereira, o Dr. Rui Rio e o que fará, a nova namorada de CR7, a revista de Cristina Ferreira, a vida de Cristina Ferreira, os negócios de Cristina Ferreira, as escutas telefónicas dos USA  aos aliados (quem não foi escutado que se levante, pôrra!), quem irá para a liderança da FIFA e etc...

Quanto a esta questão da FIFA tenho por certo e sabido que será eleito quem o Senhor quiser. O mesmo em relação aos próximos vencedores da Champions , da Premier League e da Ligue 1 francesa. 

Apenas aqui em Portugal existem imponderáveis que não permitem  ao Senhor, ao  Altíssimo (aka Jorge Mendes) decidir o resultado. É o Belfodil e o Bruno da Ferramenta, por um lado, o Orelhas e sus muchachos, por outro, estando sempre à coca o Pintinho, velho mandril de rabo pelado que sabe mais a dormir que os outros todos acordados. O futebol luso é ingovernável.

Mas, Melga por Melga,  se tivéssemos  que eleger a maior Melga do reino animal (entre os vivos) o meu voto iria para uma pessoa e um assunto: a discussão sobre o Blatter (que ganda Melga!!) e quem lhe sucede,  e se o Platini avança , e que fará o Figo nessa conjuntura (com uma mulher como a dele eu sabia o que faria...). 

Go Home Blatter! Go Home!

Nenhum comentário: