terça-feira, setembro 18, 2012

Tempos de "Guerra"

O empréstimo que precisamos para pagar as despesas do Estado parece estar refém da entrada em vigor do plano de ajustamento tal como Pedro Passos Coelho o anunciou, com TSU e tudo o mais a que "temos direito".

É uma pressãozinha da Tróika, uma chantagenzinha que bem demonstra um facto simples e que até agora muitos portugueses não compreenderam:
Deixámos de ser um País independente e que se governa a si próprio.

A alternativa de se encontrar medida semelhante em esforço de poupança\encaixe financeiro é utilizada por vários membros das instituições que constituem os "parceiros de coligação social" , mas parece de difícil aplicação já que, pura e simplesmente,  a subida de 7% na TSU dos trabalhadores e a descida de 5,75% na TSU das empresas não foi avaliada em estimativa de efeitos (para além dos 500 milhões que contribui para o Orçamento e que é bem pouco).

E isto porquê? Porque nunca foi aplicada no mundo civilizado.

Bem pode TóZé Seguro vir falar alto e dizer que tem as tais alternativas para "outro caminho"... Caso os credores não estejam de acordo, não há pão para malucos e é aguentar com o Plano Passos\Gaspar em toda a sua amplitude ( e iniquidade).

Conselho de Estado para quê? Se a decisão já está tomada em Berlim?  Andamos a brincar às casinhas como se fôssemos ainda donos do nosso destino? 

Como dizia o Doutor Miguel Beleza: " Mas pode alguém esquecer-se que o País está insolvente??!!"

A gente às vezes esquece-se, para poder sonhar com coisas boas... Mas depois acorda para a dura e crua realidade.

 Uns mandam e outros obedecem. Se querem comer todos...

Só que alguns comem pão e bebem água, e os outros "comem" os milhões em cima da cabeça dos primeiros.

Isto pode ser verdade mas lá que faz um gajo sentir o estômago às voltas , lá isso faz...

Nenhum comentário: