terça-feira, dezembro 06, 2011

Malhado Bis

Mais uma informação de um site adequado ao tema em causa, informação que muito agradecemos a um nosso leitor:

http://www.confagri.pt/AreaReservada/IdRegAnimal/RacaMes

Um comentário:

JCalado disse...

Na página da Direcção-Geral de Veterinária, é possível fazer o download de um documento de 2003sobre raças autóctones de suínos do mesmo autor, José Reis, que citei na passada Sexta-feira. Sobre o malhado de Alcobaça, o autor acrescenta o seguinte ao texto que já aqui reproduzi:
"Em 1995, José Reis faz referência no porco Sintrão nas Raças de Portugal, no Livro "Acerca do Porco" e afirma que "...0 Bísaro Malhado era, sem dúvida, um derivado antigo do porco celta." Em 1997, a 30 de Janeiro é feita a primeira proposta para o reconhecimento da Raça Malhado de Alcobaça dentro das Raças Autóctones - Tronco Céltico.
INTERESSE ACTUAL E FUTURO DA RAÇA MALHADO DE ALCOBAÇA
Na realidade em termos comparativos o padrão desta raça, mantém as mesmas características gerais dos seus progenitores. Será de todo o interesse nacional a recuperação e reconhecimento desta Raça, enquadrada no Registo Zootécnico. As alterações verificáveis são de conformação, cuja origem se deve a um maneio diferente e a um tipo e sistema de alimentação profundamente alterados.
Estamos convictos que estes animais derivados sem dúvida do Tronco Céltico, poderão contribuir de forma significativa para a melhoria e recuperação genética da Raça Malhado de Alcobaça - Tronco Céltico.
Desde finais de 1994 que o Livro Genealógico Português de Suínos, vem acompanhado e procedendo ao trabalho de registo de dados deste efectivo reprodutor, num total de 386 animais - 342 fêmeas e 24 machos".
Este documento (e outros sobre raças autóctones de ouras espécies) pode ser consultado na íntegra em:
http://www.dgv.min-agricultura.pt/portal/page/portal/DGV/genericos?actualmenu=154168&generico=149009&cboui=149009