Aproveitando a estadia em Viana era obrigatório não sair do Minho sem provar e dar a provar o que de mais meritório lá existe em termos prandiais. E que é muito e bom, como veremos.
Dois restaurantes foram escolhidos para estas lides, tendo em atenção a opinião respeitada dos conhecedores locais (como seria de esperar) mas também trabalho de casa e alguma investigação feita sobre esses poisos de "boa vianda e bom vinho".
E um dos eleitos (à moda dos Óscares...) foi:
Restaurante PANORAMA
Rua Carvalhiças Edifício do Mercado Municipal
Melgaço4960-535 MELGAÇO
Distrito: Viana do Castelo
telefone - 251 410 400
Casa muito antiga e com a reputação de ser um dos "solares" dos comeres minhotos. Grandes responsabilidades que, como veremos, não foram completamente satisfeitas...
Encontra-se dentro das instalações do Mercado Municipal de Melgaço e tem uma vista portentosa sobre a paisagem minhota.
Serviço prestimoso e afável, mas "curto" ... Sabemos que há crise, mas ter apenas um empregado na sala e o Patrão a ajudar quando a clientela aumenta, parece mesmo "curto" demais...
Boa sala e boa amesendação. Casas de banho "lá fora" e "tem de levar a chave sff"... No mínimo estranho...
Entradas: Pataniscas de lampreia (não havia) ; Escabeche de sável; Pataniscas de bacalhau; pistolinhas em cama de setas (coelho com cogumelos); Iscas de porco preto de escabeche; Arroz de feijão malandrinho; Presunto de Castro Laboreiro; Salada de sapateira; Chouriça na brasa; Ovas em vinagreta; Couve-flor disfarçada; Dobradinha; Alheira; Bola de carne; Tâmaras com amêndoas e bacon; Espargos gratinados; Lampreia fumada (não havia).
Peixe: Lampreia à Bordaleza; Arroz de tamboril; Rodovalho mariscado; Sável de escabeche; Arroz de lampreia; Bacalhau na brasa, Polvo assado com batata a murro.
Carne: Perdiz estufada com champanhe com castanhas; Lombelo de vitela; Rojões; Cabrito assado à Serrana; Favas com chouriço; Tripas à portuguesa e Perna de porco assada com ananás.
Doces: Tarte de ovos e Queijo da serra e compotas caseiras.
É possível fazer aqui uma refeição só de entradas (mais de 17 vinham elencadas) a 27,5 euros para duas pessoas. Mas nós adoptámos a postura clássica ...
- Para começar: alheira de Melgaço estalada no forno com chouriça local ( desde quando há tradição de alheiras em Melgaço? De todas as formas estavam soberbas!) e pataniscas de bacalhau (têm mais ovo e bacalhau do que farinha, diferentes mas interessantes).
- Pratos principais: Polvo à Lagareiro (excelente e muito tenro) ; Cabrito assado no forno. Aqui esteve pior o Panorama. Não se discute o tempero nem a mão sábia a lidar com o forno, mas o que veio para a mesa era animal para mais de 7 kg...Em vez de cabrito seria outra coisa terminada em ão...
Vinho Alvarinho Muros Antigos e Tinto da Cooperativa de Monção. A excelentes preços!!
Mais cafés e sem sobremesas valeu tudo um pouco mais de 67 euros.
Bom mas ...esperava-se mais de um reputadíssimo ex-libris minhoto...
Nenhum comentário:
Postar um comentário