sexta-feira, outubro 10, 2008

Alguns Comentários

O nosso Zé ataca a questão de fundo do mundo Postal:

Creio que há um conjunto de trade offs, originados em confusões de paradigmas, entre os quais o da modernização, da abertura de mercado, do serviço Público Universal, do modelo operacional ( precisa de uma ruptura e não de remendos), da Qualidade do serviço,da rentabilidade (preços, não taxas e racionalização de custos - dá-se muitas vezes lagosta e cobra-se sardinha) que se traduzem em indefinições estratégicas, desconhecimento do negócio, das reais vantagens competitivas , do conjunto de servidões que condicionaram ( políticas, de ordenamento territorial, reguladoras,clientelares,sistemas....) e condicionam, o desenvolvimento e a definição de uma "Estratégia".

O mundo mudou e está continuamente a mudar ( é aquilo que temos como certo).

Quem não se adapta, está sujeito a desaparecer.Há mais de vinte anos que nos CTT se fala de modernização e parece que se "age de acordo", abertura de mercado e de concorrência....é óbvio que o papel do Carteiro teria mudar e de se adaptar....mas será que essa mudança e adaptação está a ser feita de forma adequada?

Não creio que o problema se situe nos segmentos mais rentáveis de negócio ou no trade off de serviço Público Universal ( pode ser gerador de vantagem competitiva), mas de uma Cultura efectivamente virada para os Mercados e para o Cliente, mas sem situações de politicamente correcto e de quotas, com clareza de processos ( aproveitamento dos recursos disponíveis e sua valorização, nomeadamento os humanos), de competência real e efectiva, de Responsabilidade e Responsabilização, de ruptura com as servidões existentes( clientelares e faz de conta) e não evolução na continuidade....

Pôr a letra a dizer com a careta ( Coragem para se falar claro e agir de acordo). Creio que ainda há espaço para uma rede personalizada ( CRT e Atendedores) que poderá fazer a diferença e ser geradora de vantagens competitivas. A abertura do mercado, não é no meu entender, problema( será que ela se irá fazer? com a crise financeira? não haverá que repensar?) mas a forma como se prepara e se fará.....

Há muito trade off que é preciso Clarificar a bem da Empresa e de todos os seus stakeholders....para que não seja uma oportunidade perdida.

Que o dia Mundial dos Correios seja de todos e não só para "colunáveis".....

E eu não diria melhor (como costumava afirmar o Dr. Pilar).


* Sobre os Vinhos também uma pergunta:

Caro: E onde os "colheste"?
Resposta: O Herdade de S. Miguel comprei no Continente do Colombo. O Monte da Ravasqueira Vinha das Româs comprei no Jumbo de Alfragide.

Nenhum comentário: