segunda-feira, abril 06, 2015

Ouçam!! Que disto já não se faz...

A canção "Ouçam" (sempre me pareceu "oução" dada a ênfase no verbo dada pelo vozeirão do Eduardo Nascimento) ganhou um festival em 1967 e , pelo menos durante algum tempo, ficou no ouvido dos portugueses. Tinha uma letra um bocado primária  - o Vento a mudar e ela que não voltava, etc... - que me desculpe o poeta Magalhães Pereira pela observação, mas o refrão ficava connosco.

 Há dias  acordei com ela outra vez no ouvido. Em 1967 tinha 12 anos. O dia-a-dia era simples. Eu nos Salesianos, o meu pai a trabalhar no MOP, a mãe a ensinar telefonistas nos defuntos TLP.

O Celtic ganhou em Lisboa, na Luz o único título dos Campeões Europeus da sua história. Ganharam por 2 a 1 ao Inter de Milão.

E o Sr. Manoel de Oliveira, já com 59 anos,  não filmava longas metragens desde 1962, "castigado" pela nomenklatura que se tinha atrevido a contestar. A PIDE tinha-o "referenciado".

Para convencer a Gulbenkian a financiar o novo cinema português independente  era fundamental que Manoel estivesse nessa barca. Azeredo Perdigão (conhecido "patinhas" para estas coisas dos adiantamentos, essas modernices liberais), só assinava o cheque se "Oliveira concordasse em realizar um último filme".

Aliás, a possibilidade de Oliveira realizar um "último filme" parece que seria a moeda de troca para ele próprio chegar-se à frente e apadrinhar o núcleo dos "modernos realizadores à espera do subsídio",  que integraram depois o Centro Português de Cinema.

Meu mestre Bénard da Costa teria sido o "apóstolo" desta ideia junto do Dr. Perdigão.  E este, entusiasmado pela craveira de Manoel, fora a S. Bento pedir licença para avançar.

O que foi concedido. O que era para ter sido o "último Filme " de Manoel de Oliveira, "O Passado e o Presente",  estrearia em 25 de Fevereiro de 1972.

Depois desse "último filme" o jovem Manoel (que já tinha 13 filmes e documentários feitos em 1972)  ainda tirou para fora da sua funda cartola mais 30 (!!) longas metragens e mais 14 médias e curtas...

É obra? Não amigos leitores. São muitas obras!

Nota: Porque será que a malta do Governo só pensa na cultura quando morre um artista?? Ninguém falta ao funeral... Pôrra compadres que estamos em ano de eleições!!

Nenhum comentário: