terça-feira, abril 07, 2015

A saga dos correios em Portugal

Em 2020 comemoram-se 500 anos da actividade postal organizada em Portugal. D. Manuel I criou o ofício de correio-mor do reino em 6 de Novembro de 1520.

Destes homens tomou nome este blog, criado em 2004.

Foram 11 Correios-Mor, contando com os 4 de nomeação real, até 1604, e com os hereditários da família Mata, a partir daí e até 1798. Modernamente o Estado Novo deixou que mais dois dirigentes dos Correios assumissem esse título: Couto dos Santos e Carlos Ribeiro.

Para evocar esta data - que poderá constituir uma das primeiras menções escritas a qualquer actividade de Estado em Portugal ainda no activo - preparamos um conjunto de acções , filatélicas e outras.

Hoje levanto um bocadinho este véu, referindo-me ao programa de selos, livros e de exposições.

-  5 emissões de selos dedicados a esta efeméride ( desde 2016 a 2020, inclusive):
Figuras da história postal (2 séries); A evolução da Marca CTT; Objectos que fizeram a história dos correios; O Futuro - CTT Sociedade Aberta.
-  Um Livro temático sobre os "500 Anos do Correio" que vai conter todos os selos das emissões em causa.
-  Uma exposição alusiva aos 500 anos no Dia Mundial do Correio – a inaugurar em 9 de Outubro 2020 e a realizar na FPC.

Para nos ajudar na coordenação deste projecto fizemos apelo ao Dr. Fernando Moura, antigo curador das colecções do Museu Postal e grande conhecedor da história dos CTT. Será dele o Livro e ainda a escolha ( em conjunto connosco) dos temas de cada selo.

Muitas outras manifestações serão anunciadas sem ser do foro exclusivamente filatélico. A pouco e pouco irei dando aqui conta deste assunto.


Gosto de planear estas coisas com tempo e com calma.  Para ansiedades de última hora não contem comigo.

Acresce que em 2020 farei 65 anos. Provavelmente este será o meu último projecto de relevo aqui nos CTT. Já agora , e se não se importassem, gostaria que saíssemos ambos  bem.


O projecto dos 500 anos e eu próprio!

Nenhum comentário: