terça-feira, abril 28, 2015

A 1ª Guerra: Comemoração ou Evocação?

Andamos nisto dos selos há alguns anos. "Andamos" os Srs filatelistas mais antigos e eu próprio.

Por isso não posso vir aqui dizer disparates do tipo "não se comemoram mortes em selos" , ou "não se celebram guerras na filatelia nacional".

É mentira.  Mortes e Guerras foram retratados em selos, desde sempre.

Uma das primeiras emissões temáticas nacionais foi a de 1931, celebrando os "900 anos da morte de Santo António". E mesmo que quiséssemos fazer excepção do caso dos Santos ( que na doutrina católica começam a viver em plenitude de graça desde o dia da sua morte) o azar é que logo a emissão seguinte de 1934 foi a que celebrou o "4º Centenário da Morte de Gil Vicente" o qual ainda não foi canonizado. E mais ainda: Alexandre Herculano, Pedro Hispano (João XXI), etc, etc...

E sobre as Guerras? Muitas emissões se fizeram: A Tomada de Lisboa aos Mouros (essa malta desprezível...); A Tomada (definitiva) de Coimbra aos Mouros (outra vez esses gajos! E relapsos!); A Tomada de Évora ( é preciso dizer a quem foi tomada??).

Acontece que por estes dias se evoca a Grande Guerra 1914-1918. Portugal entrou na guerra oficialmente em 1916, embora o 1º soldado apenas tivesse pisado o teatro de operações em 1917.

Merece um selo esta efeméride? Ou não? O início da guerra ou as declarações de guerra não me parecem elementos "comemoráveis" no sentido explícito do termo.

Mas talvez fosse possível evocar neste longo período que vai de 2014 a 2018 o centenário do acontecimento de indesmentíveis efeitos e consequências globais  que foi a WWI.

Nas palavras do Sr.Tenente General  Mário Cardoso, Presidente da Comissão Coordenadora da Evocação do Centenário da 1ª Guerra Mundial , estaria em causa nunca celebrar a Guerra, mas antes:

 "Evocar o sacrifício dos portugueses chamados a lutar por objectivos entendidos como nacionais. Sacrifício feito naturalmente por soldados, mas partilhado por toda uma rectaguarda onde está incluído todo o Povo português".

E aqui, nesta forma de tratar o assunto  já eu me revejo. Evocar para nunca esquecer o que se passou , pois o esquecimento levou à WWII, como todos sabemos.

Merece um selo? Digo que sim. Na oportunidade adequada. E já agora, não deixem de consultar este site:
http://www.portugalgrandeguerra.defesa.pt/Paginas/default.aspx

Nenhum comentário: