quinta-feira, junho 21, 2012

Bom e Barato

Um destes dias tive ocasião de me deslocar a Palmela para uma reunião com a Edilidade local, sobre um Postal Inteiro que vamos fazer para as Festas das Vindimas e tendo por  ocasião  Palmela ter sido nomeada "Cidade Europeia do Vinho".

Num pequeno restaurante dentro do centro histórico, muito próximo da CMP, comi muito bem e barato. Aqui deixo relato do que se passou à mesa do:

3ª Geração
Rua Serpa Pinto 147
2950 PALMELA
Telefone - 21 235 01 52

Casa pequena, entrada  de café com balcão sobre a esquerda, com casa de banho à direita, sala de jantar nos fundos. Poucas mesas , lugar para 25 a 30 pessoas. Na entrada da sala dos fundos uma montra frigorificada para mostrar o peixinho.

Modesta locanda. Amesendação humilde e papel imperando em cima das mesas.

Mas...A proprietária casou com um "homem do peixe". Desta forma a melhor escolha da Praça de cada dia vai ali sempre parar , àquela pequena montra que referi.

Fechando a casa às Segundas Feiras (obviamente) é garantido que aquilo que aparece à venda, embora não se trate dos "aristocratas" do nosso mar, é sempre material fresco e de primeira apanha.

Naquela Terça feira compareceram à chamada a  proleta "sardinha prata"; o famoso ( e cada vez mais raro) "carapau manteiga"; os "sargos de palmo"; e os ainda mais proletários "carapaus negrões". Para completar a canasta algumas postas de corvina ainda a sangrar e o evitável (mas omnipresente) salmão aviárico.

Tudo para a grelha.

Comi uma dose de carapaus manteiga (6 carapaus com cerca de 20 cm cada um) com batata cozida de boa qualidade e salada mista. Bebi uma garrafa de vinho branco local.  Comi um quejinho de Palmela à entrada , fresco e outro à saída, curado. Ambos  estavam de chorar por mais  (a "raça oficial" será Azeitão, mas ali juraram e trejuraram que eram feitos em Palmela).

O pão é muito bom. Repito, o pão ali servido é de uma qualidade fora do vulgar, o que tenta como o Diabo o desgraçado do Cliente a servir-se do queijinho , também ele superlativo seja fresco (de ovelha) ou o tal "azeitonado de Palmela" também ele de ovelha.

E depois um cafézinho enquanto esperava pela hora da reunião.
Por tudo isto paguei... menos de 21 eurinhos...

Aprovado e Recomendado, sobretudo para quem gosta de peixe e não liga muito à "envolvente". Que não é atascada, longe disso! Mas vivendo o patronato sobretudo dos rendimentos do  Café, não pode deixar o Restaurante "3ª Geração" parecer mais isso (Café) do que outra coisa.
Nota:  carapau-manteiga é uma  variedade de carapau caracterizada por apresentar umas manchas brancas no lombo que depois  se tornam amarelas no fogo, dando a ideia que foi barrado com manteiga!  Para além das manchas brancas no lombo, é também identificável, como dizem os pescadores,  pelo " camarão na barriga". Tem uma cor laranja na parte de baixo do dorso. Trata-se de um  peixe caracteristico da Costa Azul, mas que também aparecia (que saudades) lá por Cascais. Grelhado,  o seu paladar é inigualável
Deve-se comer no Verão, quando está mais gordo!

Nenhum comentário: