sábado, maio 31, 2008

Manuela Ferreira Leite Lidera o PSD


Com quase 39% dos votos, contra 31% de Pedro Passos Coelho e de 29% de Santana Lopes, Manuela Ferreira Leite conquistou o direito a liderar o maior Partido da Oposição.

Comparações com a "dama de ferro" Margaret Thatcher são inevitáveis, pela familia política, pelo sexo, pela forma de estar na vida política.

Depois de Luis Filipe Menezes estamos tentados a dizer que venha qualquer um pois será sempre melhor... Todavia Manuela Ferreira Leite é uma personagem de respeito, que merece o benefício da dúvida até às próximas eleições e - quer queiremos quer não - será sem dúvida pior para o PS do que o seu "inefável" antecessor no Partido Social-Democrata.

Para o País, e deixem que este velho socialista se manifeste, parece-me sempre melhor ter alternativas de Poder credíveis do que simples fantoches que apenas ajudam à descredibilização da Democracia portuguesa.

Por isso digo à Drª Manuela Ferreira Leite: venha por bem, fiscalize o Governo, actue com vigor e com inteligência na Assembleia da República, mostre que a Social-Democracia tem "pernas" para ser hipótese alternativa para governar.

Não lhe desejo (nem posso) que ganhe as eleições de 2009, mas pelo menos desejo-lhe que ajude à contenção e ao auto-domínio do Partido hoje no Poder.

O maior e melhor árbitro da Democracia é sempre o receio fundad0, a hipótese, da saudável alternância de Poder.

E estávamos com receio de que 2009 mais não fosse do que uma "batalha de flores" para José Sócrates.

Com Manuela Ferreira Leite à tocaia pode e deve acontecer que este Governe se supere a si próprio e que nos surpreenda com melhores decisões para o bem público e para a redução do fosso entre ricos e pobres .

E não nos esqueçamos que quem governa sem alternativa pode facilmente inebriar-se pelo apego desmedido ao Poder, a maior droga e a mais aditiva que alguma vez se inventou...



Nenhum comentário: