quinta-feira, maio 04, 2006

Comentário aos Prémios para gestores CTT indexados à Performance

Torno público um comentário do nosso Leitor "Zé":

Gestão por Objectivos e indexação de prémios ou salários nas empresas Públicas dos Admnistradores pode ter várias leituras e riscos,tal como Raul o refere e bem.

Parece-me que foi a panaceia esgrimida, por muitos para chorudos ganhos pessoais e dos seus gupos...política do faz de conta...quem vier atrás que feche a porta...o que é preciso é convencer, agradar e amarrar o accionista...Estado.

É obvio que os Admnistradores,tal como em qualquer tipo de actividade,tem que ter objectivos(uns reais e outros fictícios?!) e a indexação da sua retribuição aos resultados (Ganhos e perdas sòmente) é um risco demasiado grande,tal como aqui é referido no exemplo da Chrysler .

Infelizmente sò um exemplo entre os muitos dos da história económica das Empresas e das Organizações....É natural que seja ponderado na remuneração(digo remuneração...inclui o que é visível...salários,prémios...fringe beneficit´s etc. e por vezes o que não é...estatuto,poder...trampolim para outros....cadeias de cumplicidades,compadrios,clientelas,famílias....)os resultados,o risco o DESENVOLVIMENTO SUSTENTADO.

Isto implica definir Objectivos para além de dos simples Ganhos e Perdas,(SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE) tão visíveis em políticas recentes,envoltas em campanhas de autêntica propapaganda, sem uma estratégia clara, de responsabilização e responsabilidade em vários tipos de empresas públicas...aonde dado a sua natureza...a responsabilidade e responsabilização das várias admnistrações é o que se tem visto(por vezes mandada às malvas)...muita parra e pouca uva.

A Gestão por Objectivos é necessária,mas tem que ser responsável...de boas intensões está o inferno cheio,lá diz o zé.Há que esperar para ver...os exemplos,não são muito abonatórios..tirando O Vale e Azevedo...que nem sequer conheço...que foi responsabilizado pelo que fez no Benfica e parece que não só...terá sido porque afrontou o poder?

Também queria implantar a Gestão por Objectivos.Há tantos tipos de Gestão idênticos..com Objectivos..branqueados conforme o Cliente..será o primado do "Cliente"...Cepticismo e dúvida...os exemplos recentes e o arrastar de situações por esclarecer, estou-me a referir aos CTT neste caso(Gestão de pessoas,talentos?!!!evolução nos salários,avaliação de desempenho,prémios,valores de chorudas reformas recentes...)dá que pensar...cuidado com o Ditado Olhai para o que eu digo,não olheis para o que eu faço...e outro Bem prega frei Tomás,olhai para o que ele diz não olheis para o que ele faz.

Objectivos Claros,Responsabilização,responsabilidade..não é caro quem ganha muito mas quem produz pouco...o seu a seu dono.Há que esperar para ver...mas quem espera desespera...é para ganhar mas de forma Clara e que ganhem todos os que participam e que a vitória não seja só de uns tantos.Estamos na era dos Intangíveis, do conhecimento,da informação, aonde só a clareza de processos é compatível,senão....

Estou aqui a lembrar-me só da distribuição dos rendimentos em Portugal, da acumulação da riqueza, do estado da Economia Portuguesa,da produtividade,da burocracia,da Justiça,do déficit externo,do déficit,orçamental,da saúde e do financiamento do sistema de saúde,do financiamento da segurança social,da evolução e envelhecimento da população, do desenvolvimento sustentado do país... foi,é e será tudo uma questão de Objectivos....e da forma com atingí-los

Nenhum comentário: