terça-feira, junho 28, 2005

A CRIATIVIDADE AO PODER

Será que o actual modelo operativo está correcto?

Devemos considerar que zonas como dormitórios puros, comércio, parques industriais, pequenas povoações, etc, etc. tenham modelos de distribuição semelhantes?
Que tipo de clientes temos?
Quais as suas exigências?
Quais as suas necessidades?

Colocando como hipótese um modelo operativo de distribuição segmentado e diferente do actual como deverão funcionar as operações a montante?
- a própria separação geral na distribuição deverá ser de madrugada? única?
- com os mesmos trabalhadores da distribuição?
- a rede secundária de dispersão deverá ser única e preferencialmente pelas 4 a 6h da manhã?
- o tratamento deverá manter o os actuais modelos, horários e prioridades?

Não há respostas únicas e devemos ter em consideração entre outros os seguintes itens:
a) - segmentação de cientes (destinatários)
b) - "fato à medida" para as diferentes realidades
c) - modelos diferentes das redes de transporte e distribuição
d) - adaptação do tratamento ao novo modelo operativo global

Significa que os projectos de cada área devem estar sob um "chapéu global" que por sua vez devem ter uma coordenação forte por parte da área de Marketing.

É importante que enquanto se tenta melhorar diariamente o actual sistema (melhoria contínua) pensemos simultaneamente em processos de "reengenharia" colocando em causa os modelos tradicionais (TQM).

Um comentário:

Anônimo disse...

Os Sistemas Operacionais,devem ser adequados às necessidades dos Clientes,com a flexibilidade necessária para responder às variações da Procura,da evolução das Expectativas dos Clientes,com a Qualidade Adequada à Satisfação Plena do Cliente,de forma Eficiente,isto é ao custo mínimo.Os Mercados não são estáticos e as Necessidades dos Clientes também não.A satisfação das Necessidades exige uma atenção permanente à sua evolução,à concorrência,à satisfação do Cliente.Os Clientes também são diferentes(Dimensão,natureza,sexo idade...)As Empresas/Organizações existem para fazerem aquilo que individualmente não é possível.A sua Sustentabilidade depende dos Resultados,logo do Volume de Negócios,das Margens,Custos,Satisfação do Cliente... Resultados, por isso nas Empresas há que estar sempre como o cigano"com um olho no burro,outro no ladrão".
Tudo isto para quê?Para verificar uma evidência.
Existem muitos vícios de Empresa Monopolista,os diagnósticos são mais que muitos,claros...é na acção que os bloqueios surgem..por servidões de varia natureza (Politicas,Familiares,Sindicais..Clientetelares...).A Empresa deverá ter só "Servidões" aos Clientes,ao Accionista,aos Trabalhadores, à Sociedade...aos Resultados.Tudo isto para Pensar as Operações (Recolha,Tratamento, Tansportes e Distribuição) duma forma Integrada ao Serviço do Cliente (o modelo Operacional tem mais de 20 anos,há maquinas,há leitura optica,há divisão ao giro...há bloqueios que urge ultrapassar...).Há que fazer do Modelo Operacional um desincentivo à entrada no Negócio e criador de Vantagens Competitivas.
E obvio que não se poderá dar Lagosta ao Cliente e Cobrar sardinhas.
Soluções diferentes para clientes diferentes.Isto implica repensar Sistemas,Modelos (recolha,tratamento,transportes e distribuição),Acessibilidade ao Serviço (Grosso e Retalho),Localização e Dimensão das Plataformas logísticas (CTC´s e CDP´s),modelo Organizacional Interno,Apoio e Comunicação com o Cliente.Dar ao Cliente aquilo que ele quer(ir para além das suas Expectativas...) mas de forma a ganhar dinheiro e a prover a Sustentabilidade da Empresa.
Integrar e Segmentar.....fato novo em vez de remendos...ou fato virado