terça-feira, setembro 13, 2016

Regressar ao Méson Andaluz


Resultado de imagem para Méson andaluz

O Senhor Almeida é personagem importante na história da gastronomia da Costa de Lisboa. Desde a Parede até ao Cascais Shopping, e agora em Lisboa, perto da Rua do Alecrim.

O seu "Méson" foi e é uma casa de bem servir.

Mestre Almeida passou por muitos trabalhos e teve de ultrapassar muito "penedo",  nestas veredas da restauração em Portugal, sobretudo quando a aposta é em alguma coisa fora do normal: Comeres andaluzes, vinhos espanhóis, tapas e sangrias. Música ambiente destilada das tabernas ciganas de Sevilha.   Touros e toureiros nas paredes.

Debatendo-se com as dificuldades dos primeiros tempos, em que os "patas negras" entravam em Portugal disfarçados, nunca se deixando vencer pelas contrariedades, sempre arvorando a boa disposição e o sorriso cativante que o distingue.

Hoje na Travessa do Alecrim,  este restaurante teve de alterar alguma da ementa porque os clientes , em 40 anos de vida, também eles mudaram.

Por encomenda ainda se podem degustar ( en su tiempo) o "Cochinillo al horno" e o "Lacón con grelos", embora actualmente a cozinha esteja mais virada para a modernidade da sinergia dos sabores, para a composição quase japónica dos pratos e para a delicadeza da confecção.

Mas a filosofia da casa é sempre a mesma: encantar o cliente, que sai já como amigo.

Num almoço de "tapear" entreguem-se nas mãos do mestre: Comecem pelo Pata Negra ( que será dos melhores que se podem comer em Portugal). Depois é continuar:  Huevos rotos, Atum em duas texturas, Vieiras, Escalopes de foie gras, Ceviche de bacalhau...  Um queijo Manchego e ao lado o picante Cabrales.

Peçam os vinhos a copo (muitos e bons). Iniciem com uma Cava excelente e terminem com um Orujo de Hierbas ou uma aguardente "Albariña".

Grande casa e grande profissional. Recomendadíssimo!

Nota: para estacionar utilizem o parque subterrâneo em frente à Praça da Ribeira, na Praça D. Luis I. Depois é uma caminhadazita de uns 100 metros ( se forem) desde o Largo de S. Paulo até às escadinhas.

Nenhum comentário: