domingo, janeiro 01, 2012

Ano Novo, Vida Nova ( e de que maneira||)


É certo como o destino que chegados a esta altura do ano começamos a fazer contas à vida que vamos ter em 2012.

Posso já avisar os Amigos Leitores: Será pior em quase tudo, a não ser que pertençamos àquela faixa de cidadãos que muito sinceramente não entende o barulho que se faz à volta da “crise”, já que para eles são bons sinais o poderem deixar de pagar à criadagem os subsídios e, ao mesmo tempo, terem maior leque de escolha: talvez uma licenciada em relações internacionais para criada da Senhora, ou um licenciado em direito para tratar das cavalariças…

Mas fora essa gente, que de uma forma ou de outra sempre mandou no mundo, os outros 99,9% não vão passar bem.

Aumentam os impostos sobre o consumo e sobre os rendimentos, , aumenta o IVA na Restauração, deixaremos de receber na função pública e “arredores” os subsídios de Natal e de Férias, aumenta a despesa com a Saúde e idem, idem com o Ensino. Sobem as rendas de casa, aumenta o IMI para os que cometeram o crime de comprar casa própria…

Tenho ouvido e lido os maiores dislates de pessoas aparentemente entendidas sobre os “porquês” de aqui ( a este buraco) ter chegado Portugal. Mas aquilo que mais me chocou foi um dos Senhores Críticos Comentadores ter levantado a lebre da “casa própria”. Teria sido por Portugal se ter tornado um reino de “terra-tenentes”, “possidentes possidónios”, ou “senhorios de pechisbeque” que a Crise nos deu em cima com esta força toda!

Os Bancos , os Construtores Civis e os estúpidos milhões de tugas que decidiram comprar a sua casa foram os grandes culpados. Tivessem alugado!!

(Mas onde ? E a quem?).

O desequilíbrio do sistema bancário teria sido provocado por este estar voltado para o crédito à Habitação mas , ao mesmo tempo, financiar também os Empreiteiros e Construtores, criando assim uma espiral da qual não conseguia sair logo que os pagamentos dos créditos começaram a falhar e os Bancos nacionais deixaram de ter acesso aos outros Bancos desse mundo para se financiarem.

Mas isto foi o que se passou nos USA com a questão da “bolha” do sub-prime… E com reflexos em todos nós, por aí abaixo, como se fosse um jogo de dominó com as peças ao alto. Não estará o Senhor Crítico Comentador a confundir o efeito com a causa? Mas adiante que não estamos em Amarante nem sou eu que lhe pago...

E já agora pergunto eu: Não devemos encontrar aqui em Portugal razões para a Crise mais ligadas aos poderes públicos e menos às atuações dos indivíduos? Por exemplo ligadas ao investimento em Obras Públicas e \ou de “estadão”, de pompa e de circunstância , para eleitor ver e estrangeiro embasbacar, em montantes muito superiores às capacidades do País para os poder pagar?

E daí vem alguma revolta dos nativos: quem é que nos explica as razões pelas quais os “pata na lama mexerucas” estão a pagar a sério por estas decisões mal tomadas por quem os governava?

E a resposta dos “Poderes que agora há” são também evidentes:

-" Mesmo que nunca tenha circulado pela A17 (auto-estrada fantasma) ou frequentado a “Casa da Música” do Porto, ou ainda ter comparecido a vitoriar a seleção nos jogos do EURO 2004, ou, finalmente, a visitar com todos os primos e primas a EXPO98, É CULPADO SIM SENHOR porque…Votou naqueles que fizeram essas coisas!


E se não votou, a culpa continua a ser sua, porque não foi capaz de convencer o Povão a votar como Você!! Pelo que – e aqui está o busílis – ganhou quem ganhou e fez a m*** que fez…"


Moral da História: na lenda do lobo e do cordeiro este último é sempre comido, esteja a montante ou a jusante da posição do lobo face ao riacho… Amochem todos os fracos e nunca se esqueçam que a Razão é um conceito deveras relativo, sobretudo quando invocada pelos fortes…

Um Bom Ano de 2012, o melhor Possível, a todos os amigos e leitores aqui do Blogue!

Nenhum comentário: