terça-feira, janeiro 10, 2012

Já há ameaça de seca?

Portugal terá tido um dos mais chuvosos Outonos de que há memória. Mas como Dezembro e Janeiro vieram sem chuva, já se ouvem compadres nas TV's a "queixarem-se da seca"...

Pouco percebo destas coisas da "Ingríciola", a não ser aquilo que me vem parar ao prato, mas por isso mesmo sou grande defensor (direi mesmo, defensor acérrimo e  intransigente!) dos agricultores, pescadores , caçadores e mais amigos terminados em "dores" que abastecem a minha despensa, a minha mesa e finalmente a minha considerável barriga.

Mas mesmo eu tenho de duvidar dos "compadres televisivos da seca"... Então para onde terá ido a águinha que tanto desabou em Outubro e Novembro? Perdeu-se na terra? Então e o Alqueva, não aparou nenhuma? Pensem bem Compadres...

O Sistema de Informação de Recursos Hídricos reporta a normalidade da situação:

"No último dia do mês de Dezembro de 2011 e comparativamente ao último dia do mês anterior verificou-se um aumento do volume armazenado em 8 bacias hidrográficas e uma descida em 4.
Das 56 albufeiras monitorizadas, 16 apresentam disponibilidades hídricas superiores a 80% do volume total e 4 têm disponibilidades inferiores a 40% do volume total.
Os armazenamentos de Dezembro de 2011 por bacia hidrográfica apresentam-se superiores às médias de armazenamento de Dezembro (1990/91 a 2010/11), excepto para as bacias do LIMA, CÁVADO/RIBEIRAS COSTEIRAS, DOURO, TEJO e ARADE."

Para termos Seca ainda falta verificarem-se as características definidas pelo Sistema de Proteção Civil:

"A seca é uma catástrofe natural com propriedades bem características e distintas dos restantes tipos de catástrofes. De uma maneira geral é entendida como uma condição física transitória caracterizada pela escassez de água, associada a períodos extremos de reduzida precipitação mais ou menos longos, com repercussões negativas significativas nos ecossistemas e nas actividades sócio-económicas."

A não ser que os Compadres se refiram a outro tipo de "secas"...

Aí , tratando-se (por exemplo) da escassez do Tinto às refeições, ou durante a sossega da tarde, apenas uma investigação pormenorizada e em primeira mão do fenómeno, em Adegas Cooperativas, poderia confirmar a existência da "seca".

Pensando bem, e atendendo à possível  gravidade destas "secas" localizadas, sendo necessário não me importo de me voluntariar para o trabalho de campo, pode ser em Borba ou na Vidigueira.

Nenhum comentário: