quarta-feira, agosto 19, 2009

Sagres do bom Peixe

A Costa Vicentina de há muito que tem a fama de ter dos melhores patrimónios piscícolas do País.
Os Percebes, as Lagostas e Santolas, o afamado Sargo da ponta de Sagres, o Pargo legítimo, o Goraz, as Douradas de 2 e 3 Kg, e por aí fora...

Não admira por isso que abundem na zona entre Vila do Bispo e a Vila de Sagres muitos restaurantes que apregoem aos 4 ventos terem à disposição dos passantes estas maravilhas da nossa natureza.

Cuidado, contudo, é essencial na escolha dos locais onde amesendamos, sobretudo em Agosto.

Em Portugal - e no Algarve... - há ainda a mania de que se trabalha em Julho e Agosto para dar para o resto do ano... (não sei se me entendem?)

Temos em Vila do Bispo a Lilita do Café Correia, já de todos conhecida pelas suas idiosincrisias, mas que me pareceu este ano algo calma de mais e sem aquela chama de vivacidade que a tornava famosa em todo o país. E a comidinha também disso se ressentiu. Salvaram o dia os Percebes de Sagres, rijos e saborosos como em mais nenhum lado.

Mesmo no centro da Vila de Sagres, quase ao lado dos bares e discotecas da zona (Dromedário, etc...) existe já há alguns anos o:

Restaurante "Carlos".
Rua Comandante Matoso
8650-357 SAGRES
Distrito: Faro
Concelho: Vila do Bispo
Freguesia: Sagres
Telefone

282624228

Conhecido pelas Massadas de Peixe, Cataplanas e Lulas recheadas, tem também e sobretudo Peixe fresquíssimo, comprado na sua grande maioria aos pescadores lá do local e que consta sempre na ementa. Para os verdadeiros conhecedores o Patrão Carlos guarda na cozinha uma mesa enorme de mármore com o que chegou naquele dia do mar e está à disposição.

6 viajantes por lá abancaram num destes dias e eis o que manducaram: Pargo legítimo assado no forno por encomenda, um peixe soberbo com 3,5Kg; 4 garrafas de verde Muralhas (grande refúgio qualidade\preço neste Algarve de alguns desmandos...); umas 3 doses de ameijoas das cristâs, mas tamanho médio; dois medronhos pré-ASAE; 4 cafés; uma tarte de alfarroba; duas de natas. Pagaram os 6 mortais (dos dois sexos) tanto quanto 190 euritos...

Se fosse em Cascais... ponham lá o dobro sff.

E vão agora umas sardinhitas??

Então dou-vos um endereço quase secreto, talvez mais conhecido de espanhóis (que passam palavra uns aos outros) do que de portugueses... Trata-se de uma Tasca tascosa mesmo, chamada Catizé (sabe-se lá porquê). Fica numa pequena rua a uns 100 m do Mareta Beach (pequeno hotel de charme à entrada da Praia da Mareta). Perto do Quiosque, por detrás e paralela à rua dos restaurantes e esplanadas, sempre em Sagres, e vale bem a pena procurar um pouco por ela.

Venham cedo (ou reservem as sardinhas porque estas nunca chegam). O Patrão , já de uma certa idade, está de serviço à grelha, bem no meio da rua e à frente da pequena esplanada da tasca. As sardinhas vêm para a mesa, dose a dose (6 por 7,5 euros) e sem nunca esfriarem...É esta uma comodidade difícil de encontrar noutros locais. Vamos sempre comendo sem esfriar o "material" e vendo as "mininas" a assarem mesmo à frente da nossa vista...

Por 75 euros comeram-se 36 sardinhas, com as respectivas saladas e batatas no azeite, mais 3 garrafas de Verde Quinta da Aveleda, um belíssimo pão de trigo local com azeitonas e umas águas (café não havia por falta de pressão da água).

Muito recomendável!

Nenhum comentário: