segunda-feira, agosto 24, 2009

Atica a Arder


Uma palavra apenas de comiseração para com a população dos arrabaldes de Atenas, a sofrer com os violentos incêndios que desvastam as planícies da Atica.

Desde 2007 - quando morreram mais de 70 pessoas nos fogos de Verão - que não se via coisa semelhante na Grécia.
O apuramento de responsabilidades que o governo grego de então exigia , criando comissões de inquérito e coisas assim, deu em pouca coisa ou mesmo em nada... E, tanto quanto parece a esta distância, pouco também terá sido feito na profilaxia das causas dos fogos... pelo menos tendo em atenção o que agora se vê.

E se fosse em Portugal? Apesar deste ano ter sido muito mais pródigo em incêndios do que o ano passado - parece que 2008 foi o melhor ano dos últimos 30 - não há dúvida que os dispositivos no terreno têm dado resposta às contingências e, por muito mal que se queira dizer do MAI, Protecção Civil, e etc, estamos neste momento muito mais à frente nesta ciência do combate aos incêndios do que estávamos anos atrás.

Seria a nossa obrigação? Pois seria , mas olhem lá para a Grécia... É claro que não faltará quem diga que "pimenta nos olhos dos outros é refresco..." Mas mesmo assim...

Nenhum comentário: