segunda-feira, agosto 24, 2009

Arribas que matam

O desastre da Praia Maria Luisa, em Albufeira, veio trazer às páginas dos jornais do fim de semana passado todo um conjunto de interrogações:

- De quem é a culpa?
- Porque é que as pessoas "acampam" em locais onde existe a menção de "Perigo"?
- Quem faz inspecção às arribas?
- Porque é que o Ministério do Ambiente e\ou o INAG não decidiram já precipitar a queda das arribas duvidosas por esse país fora?

Até este momento a única coisa positiva que saíu desta tragédia foi a menção de que os "responsáveis iriam modificar a sinalização de Perigo existente nestes locais".

Convenhamos que é pouco...

E algumas jóias do comentário luso tiveram lugar...Elejo como merecedora do Grande Prémio "Chega p'ra lá qu'és Nojento" o inefável responsável pelo Turismo no Algarve que disse:

- "...se fossem turistas estrangeiros que tivessem morrido isto podia ter sido muito mau para o turismo algarvio, sendo assim não há problema".

Se bem disse das Autoridades sobre o combate aos incêndios, mal digo agora em relação a estas situações das arribas nas Praias e do seu enquadramento por quem de direito.

É que se não há dinheiro nem meios humanos para fazer desabar todas as arribas que estão em perigo de derrocada, pelo menos deve haver meios para lá colocarem uns sinais de 4 metros quadrados (no mínimo) onde se explique o perigo que corre quem para lá for dormir...

E se mesmo depois disso as pessoas insistirem? Bem, o melhor então é deixá-los lá ficar. Como sabem aqui neste País ( e nos outros civilizados) só se internam malucos com o consentimento das famílias...

Nenhum comentário: