segunda-feira, julho 27, 2009

Vale do Gaio - Tá-se Bem...

Pousada de Vale do Gaio, lá no Alentejo relativamente profundo mas apenas a pouco mais de hora e meia de Cascais. Bom local para esticar as pernas ( que não o pernil!!) e para esquecer por alguns dias as agruras da vida activa...
Para fazer há pouco...A não ser que contemos com uns mergulhos na piscina, umas "copas" na esplanada a ver a albufeira , ou então umas idas aos restaurantes das redondezas...

Vila mais próxima: Torrão, a Vila do bom pão (rima e é verdade). Logo a seguir Alcáçovas do Tratado (quem se lembra?) e, a 40 "e picos" Km, a nossa Évora dos encantos.

O proprietário é também gerente e dono do conhecido restaurante de Lisboa "XL", motivo pelo qual a cozinha desta Pousada vem realçada em praticamente todos os guias turísticos. Come-se de facto muito bem . Mas a preços quase "lisboetas"...

Grelhados de porco preto ou de vitela de raça certificada alentejana, bacalhaus confitados, entradas de grande classe, com relevo para a utilização judiciosa dos maravilhosos cogumelos alentejanos , desde as túberas (a nossa trufa branca, que não se deve confundir com os "túbaros"...) até às cilarcas ( "en su tiempo").

Mas dificilmente evitaríamos chegar aos 50 euritos para duas pessoas, mesmo que bebessemos do (bom) vinho da casa, um Tinto novo ali de perto, de uma herdade que dista menos de 2 Km da Pousada.

Barato, mesmo barato, seria irmos (como fomos) ao Torrão, abancar na casa de pasto e Residencial "O Besugo" (raio de nome para o interior do Alentejo!) e ficar por ali a comer o que nos derem... E que é sempre bem feito e em quantidade. Lombo de porco assado com todos os acompanhamentos, queijetas do Torrão, canjirão de litro do branco local, tudo por menos de 14 euros... Ou então gaspacho rústico ,incluindo carapaus fritos, azeitonas e queijos e vinho, etc... pelo mesmo preço para duas pessoas.

Visitou-se ainda em Estremoz o clássico "São Rosas". Excelente, como sempre!

E fez-se uma romaria de amizade ao Sr. Oliveira e Dª Carolina (em Évora) para comermos a melhor perdiz escabechada deste mundo e do outro, bem assim como aquelas pataniscas de bacalhau quase etéreas que fazem a honra desta casa de bem comer.

Aviso à Navegação: Abriu também em Estremoz, quase ao pé do São Rosas, lá no largo do Castelo (que é hoje a belíssima Pousada Rainha Santa Isabel) um outro Restaurante que tem sido referenciado amiúde : A Cadeia. Não fui lá. Mas quem foi e conhece da poda não recomenda muito... Trata-se de uma mistura de "nouvelle cuisine" com sabores tipicamente alentejanos que não parece resultar muito...Sobretudo na dimensão das doses... Mas tenho de experimentar antes de botar palpite.

Nenhum comentário: