sexta-feira, fevereiro 15, 2008

Para que serve estudar Humanidades?


A CGTP anuncia hoje que existem, em Portugal, mais 61,5% de licenciados desempregados do que há 3 anos atrás. Destes a grande maioria tem cursos de Humanidades, Ciências Sociais ou de Habilitação para Professores.

É esta a fotografia actual do Emprego de Licenciados em Portugal - um País onde os licenciados em áreas tecnológicas não têm quase dificuldade em se empregarem, enquanto que os "intelectuais das Letras" trabalham em cafés a tirar bicas ou nas caixas dos supermercados do Engenheiro Belmiro .

É bom ou é mau?
Normalmente são os países em vias de desenvolvimento (os do 3º mundo com dinheiro do petróleo ainda mais) que apostam firmemente nos cursos da vertente tecnológica, nas Engenharias, de forma a crescerem em termos industriais.

A lógica deste processo costuma ser assim: primeiro a extracção das matérias-primas e as infra-estruturas de base (os geólogos, os engenheiros de telecomunicações e das redes energéticas, os engenheiros e arquitectos das estradas, das barragens, das pontes); em seguida os produtos mais evoluídos (ainda os engenheiros, mas já com alguns gestores à mistura) ; depois vem a necessidade de vender o que se produz (os MKT's, as áreas comerciais); mais tarde a evidência de ter de gerir os recursos em meio ambiente de crise ( os economistas e os gestores ) ; lá para o fim o luxo de alguém se poder dedicar a "flores e bordados" ou seja, às humanidades, à sociologia, à filosofia. Isto para já não falar das Ciências Puras (as matemáticas, as físicas, a química ) outro dos Luxos que só as grandes potências económicas podem apoiar...

Agora, Portugal ainda na fase do primado da tecnologia? Mais Estradas, Pontes, Barragens ou Aeroportos :):):):):)??

Parece que sim... Ainda dizem que não há lobby do betão...
Teremos a sina (ou o Fado, sempre é mais português) de estarmos, até ao final dos tempos, submetidos a um qualquer "Alcoxetejámé" que por aí nos apareça, cheio de boas intenções, com um capacete das obras enfiado na cabeça, um martelo pneumático às costas e a agitar um balde de cimento...
11 Milhões de portugas a dar instruções a .... 500 000 Cabo Verdianos, Romenos ou Ucranianos - sim, porque isto de trabalhar no "bâtiment" é bom mas é para o "preto" - nós seremos os Capatazes, Orientadores e Mestres -das -Obras !

Pensemos no seguinte: um País que deixa a liderança nos grandes projectos das ciências do futuro (a Bio-Genética, a Bio-Química, a Nanotecnologia, a Física quântica) nas mãos "competentes" dos USA e da Inglaterra ou do Norte da Europa ( a Rússia para aqui não conta nada) está à espera de ser o quê no Futuro?

Talvez a "praia de sonho" para onde vêm descansar os cientistas " a sério" ... O paraíso dos Serviços... Só nos faltará, por enquanto , o turismo sexual infantil da Tailândia, mas estou seguro que lá chegaremos. Já estamos a treinar os rapazes da Casa Pia...


Um comentário:

Anônimo disse...

Gostava de ler aqui um post sobre a falta de engenheiros "clássicos" (mecânicos, electicos, civis) na Europa central : Alemanha, França,UK, etc..

Para que serve estudar Humanidades? Como actividade profissional? Para quase nada. Como hobby domingueiro? Sim senhor, é uma ocupação como outra qualquer. Há quem coleccione selos, quem altere carros e quem durma o domingo todo.
Uma Licenciatura em Engenharia Mecânica forma Engenheiros. Uma licenciatura em Economia forma economistas.
No entanto, uma licenciatura em Historia NÂO FORMA Historiadores. Uma licenciatura em Filosofia NÂO FORMA Filósofos.

A "matemática" não pode ser equiparada ás "humanidades", um curso de Engenharia não é mais do que um curso de "MATEMATICA e FISICA APLICADA"