sexta-feira, fevereiro 22, 2008

Comentários - Selo "Infertilidade"

Leitores nossos comentam, com palavras elogiosas que agradecemos:


Comentário 1 - Selo com um bonito design e com um facial "à maneira". Infelizmente, constato que o picote é fértil e já provoca "enjoos"... A tabela de portes para 2008 manter-se-á inalterada? Espero e desejo que o desenho que foi sujeito a votação conste no FDC...

Saudações filatélicas,
Fernando Bernardo
Suíça

Resposta: A tabela das Taxas espera ainda pelo final das conversações entre os CTT e a ANACOM (Regulador). Até estarem concluídas mantemos as tarifas de 2007. Esta situação, como podem compreender, não ajuda ao desenvolvimento em calma do Plano de Emissões, mas é a vida... Quanto à Cruz de Cristo, é mesmo para ficar em todos os selos (onde tecnicamente for possível "enfiá-la"). Será a nossa imagem de marca. Não gosta deste picote? Também penso que poderemos eventualmente alterar no futuro, mas de momento estamos ainda a amortizar o investimento feito na ferramenta de picote.

Comentário 2 -O desenho final está muito bem conseguido e é muito mais bonito do que o desenho votado. Parabéns ao designer que, apesar de condicionado pelo tema da infertilidade, conseguiu fazer graficamente o elogio da natalidade. No desenho votado aparece um embrião que faz lembrar a iconografia das campanhas anti-aborto. Poderia levar a uma associação de ideias entre o selo e o tema do selo e os movimentos contra a despenalização do aborto o que, cerca de um ano depois de um referendo sobre a matéria, seria de muito mau gosto. Sinceramente julgo que terá sido esta a razão, não assumida, para a rejeição do desenho original. Será?

Quanto ao tema deste selo faz-me imensa confusão que tenha sido esta a escolha popular.Se fosse um selo pela natalidade seria de compreender e aplaudir, agora um selo alusivo à infertilidade não compreendo. Não quer dizer que a infertilidade não seja um problema mas não é um problema que se resolva com campanhas de prevenção, como a SIDA ou o alcoolismo.

Se este selo não é por uma campanha de prevenção então é o quê? Seria como fazer um selo alusivo ao desemprego, que é um problema grave em Portugal, em vez de fazer um selo pela promoção do emprego. Acho que esta escolha da infertilidade é bem ilustrativa do estado de espírito negativo dos portugueses mas é um selo em que o país provavelmente se vai rever.

Adolfo Palma

Resposta: Também tivemos algumas das suas dúvidas, mas nestes casos de temas sujeitos a escrutínio popular existe sempre a hipótese dos autores de certa ideia fazerem lobby entre amigos e conhecidos para que ganhe a sua proposta. Esta situação nada tem de ilegal ou de extraordinário, embora possa influenciar a escolha final. De todas as fomas este Projecto nunca poderá ser tomado como uma Eleição no sentido democrático e científico que lhe aplicam os peritos das sondagens, mas apenas como uma escolha "por adesão".

Nenhum comentário: