quarta-feira, fevereiro 13, 2008

Austrália foi ao "Perdoa-me"...


Ontem à noite o actual 1º Ministro australiano - o liberal Kevin Rudd - fez uma comovida interpelação na Câmara dos Comuns pedindo desculpa ao povo aborígene do grande continente àcerca da forma como tinha sido tratado ao longo dos séculos, com relevo para a "subtracção" de crianças às respectivas famílias com o objectivo de lhes retirarem o meio-ambiente de origem.

Admite-se que muito mais de 100,000 crianças terão assim sido separadas violentamente de Pais, irmãos e outros familiares, num projecto de relocalização educacional (em Instituições do Estado) que só parou no final da década de 70!!

Depois dos ìndios peles-vermelhas, nos USA, terem tido os seus heróis e os seus carrascos , parece que aqui na Austrália estará ainda para contar a história destes atropelos aos Direitos Humanos.

Bem sei que Hollywood fica mais perto das grandes planícies do Oeste americano do que do "bush" australiano, e que John Ford já faleceu, mas haja coragem para dar visibilidade a estas atrocidades, nem que seja para "memória futura" do que nunca mais deve acontecer.

Nenhum comentário: