quinta-feira, fevereiro 14, 2008

Clube da Bela Vista


Há tempos que o famoso cozinheiro Vitor Sobral tinha "agarrado" na cozinha do restaurante do Clube de Golfe da Bela Vista, ali para a zona Oriental de Lisboa, mesmo em cima dos terrenos onde se fazia o "Rock in Rio" e muito perto de um Parque que não sei se é da autarquia CML ou da Junta de Freguesia local.

Neste momento sabemos que Vitor Sobral está a 100% dedicado à sua carreira de Consultor (TAP, Terreiro do Paço, etc..) e apareceram-nos notícias de que uma nova gerência (de sala e da cozinha) tinha tomado conta do Restaurante em causa. E fomos lá espreitar, desta vez a convite do meu Mestre José Quitério.

Restaurante do Clube de Golfe da Bela Vista
Avenida Avelino Teixeira da Mota
Tel. 218 360 000
Encerra ao domingo ao jantar

Com uma situação priveligiada sobre toda a zona oriental da Cidade de Lisboa, num horizonte que só para no Tejo e na outra banda, este Restaurante tem todas as condições para se tornar num "paradeiro" de excelência da nossa capital.

O problema é que na cozinha já não está Vitor Sobral e o serviço, pelo menos aos almoços, deixa muito a desejar...

A comida continua a ser portuguesa, mas "revisitada" por Chef com treino de Nouvelle Cuisine, com o que isso tem de bom - decoração, empratamento, jogo de novos sabores - e de menos bom - tamanho das doses, alguma liberdade criativa sem discernimento.

Entradas: Carpaccio de polvo com legumes e ervas aromáticas; Mousse de bacalhau e tomate seco; Espuma de farinheira e coentros; Terrina de coelho com pistácios, compota de limão e gengibre; Empada de cogumelos com queijo da Serra; Pão de azeite gratinado com queijo de cabra e tomate seco; Salada de figos com ameixas.

Peixe: Pastéis de bacalhau com arroz verde; Filetes de choco com arroz de tomate; Raia confitada com pimenta verde e alcaparras; Bacalhau com broa; Cherne panado com cogumelos; Massada de peixe e camarão; Atum fresco panado com broa de milho e Bacalhau fresco com tomatada de pimentos.

Carne: Coelho à caçador com batatas novas; Tachinho de porco preto com castanhas e camarão; Feijoada à Portuguesa; Ensopado de borrego; Presunto de porco com açorda de poejos e uvas; Franguinho recheado com farinheira e Perna de pato confitada com legumes salteados.

Doces: Bolo de chocolate; Pão-de ló; Mousse de queijo; Carpaccio de ananás gratinado e Queijo de cabra tostado em pão de passas e Porto.

Dois convivas comeram de entrada : Cavalas assadas em Vinagrete (fora de carta, boas, mas sem deslumbrar) e Mousse de Bacalhau.

Para Prato principal escolheu-se também fora de carta um Caril de Camarão tigre e um simples Bife do Lombo grelhado. Ambos mereceram aplausos, embora se lamente que o seco e agreste camarão tigre, que nem fresco e vivo é bom, não tenha sido substituído por umas simples e imensamente mais adequadas gambas frescas da nossa costa.

Para beber um Alvarinho Muros de Melgaço (sempre excelente) e - neste caso uma primícia para mim - um Tinto do Torrão (Península de Setúbal) o "Soberana" com enologia do Engº Paulo Laureano. Soberbo!

Sem doces, com um prato de queijos que se dividiu a meias (e que incluia Serpa, Roquefort e Beira Baixa de mistura) e só com cafés, pagou o Amigo Zé tanto como 140€ por estes dois almoços...Francamente achei um pouco caro tendo em vista o que se comeu e bebeu...

Vale a vista na Bela Vista , mas só não chega...

Nenhum comentário: