segunda-feira, dezembro 17, 2007

Comer nos Shoppings


Por norma a experiência de comer dentro de um Centro Comercial - por muito bem decorado que este seja - é deprimente. Nesta altura do Natal em que a maior parte dos citadinos se enfia nessas modernas catedrais do consumo aos fins de semana, ainda mais se nota a tristeza generalizada pela oferta fraquinha que ali encontramos em termos de amesendação condigna.

Haverá algumas excepções. Ele há gente que pôe as mãos no lume pelo "Madeirense" das Amoreiras ou até pelo Restaurante "Aviz" na mesma localização, quando este fazia a sua "travessia do deserto", da sua localização histórica no Chiado para o actual hotel Aviz ao Marquês de Pombal.

Nunca gostei do "Madeirense" e, quanto ao "Aviz", apenas a memória do que tinha sido e o respeito pelo que poderia ainda vir a ser refrearam-me alguns ímpetos de dizer mal .
Posso agora dizer com satisfação que está muito, mesmo muito melhor , a velha cozinha herdeira de Mestre João Ribeiro no Hotel Aviz do que alguma vez esteve no Shopping Taveiral.

Há, contudo, excepções a esta vil e apagada tristeza da comezaina dos Shoppings. Em Cascais temos o Sr. Almeida e o Méson Andaluz!!

E com ele é possível dizer: Et vive la diférence!!

Méson Andaluz
Cascais Shopping
Telef. - 21 46 00 659

Boas toalhas, bons talheres, copos do melhor para provar os grandes vinhos que Almeida apascenta, insuperável Pata Negra, fruto de 30 anos a escolher e a rejeitar fornecedores, e que o tornam (ao Sr. Almeida) um dos maiores peritos del Jámon de Portugal.

Num almoço (obviamente particular) onde 5 pessoas festejavam o iminente casamento de uma afilhada minha, comeu-se:

Entradas - 2 Perdizes de escabeche, Pata Negra de bellota(2 pratos), Revuelto de espargos trigueros, Pulpo de féria, Cogumelos com gambas, Pimientos Padrón.

Pratos Principais - Costeletas de cordero panadas para 3; Arroz de gambas com Garoupa; Perdiz frita em azeite 1ª pressão.

Sobremesas - Manchego; Tarte de framboesa; tarte de chocolate; Trouxas de ovos com gelado de baunilha.

Beberam-se - duas garrafas de Cava Rosado Freixenet Reserva de 2000 e 2 garrafas de Pesquera Reserva de 2002 Ribera del Duero (excelente tinto espanhol a € 38 apenas cada garrafa... ) Como era sábado ainda houve ocasião para beber 2 Orixos de Galicia (bagaceira de vinho verde especial das rias bajas) e um Whisky velho.

Preço desta farra -Mais ou menos 60€ por cabeça. Amplamente justificados pela altíssima qualidade de tudo o que foi servido e pela amabilíssima recepção do Sr. Almeida, Mestre de cerimónias deste excelente Méson, onde apetece sempre voltar.

Nenhum comentário: