terça-feira, abril 17, 2007

Presença Ismaelita em Portugal


O Centro de Atletismo das Galinheiras (CAG) em colaboração com o Grupo de Mediadores Sócio-Culturais da Ameixoeira, com o SOS Racismo e o com o K’CIDADE, realizou no passado dia 24 de Março, entre as 9h00 e as 18h00, nas instalações do CAG no Largo das Galinheiras, um torneio de futebol juvenil multi-étnico em que equipas de futebol de rua dos bairros de realojamento da Ameixoeira e escolas locais competiram.
Com as discussões sobre os diversos Fanatismos, onde se destacam os de índole religiosa, muitas vezes esquecemo-nos que existem organizações de várias origens e com variadas formas de entenderem a sua própria presença espiritual no Mundo, que se dedicam a um conjunto de tarefas extremamente meritório em prol dos pobres , dos sem-abrigo e dos despojados.

Em Portugal a Presença Ismaelita decorre do êxodo de Moçambique, na década de 70, sendo a sua origem remota a Índia - Diu e Gujarat.

O seu trabalho pró-social - quer no centro Ismaelita de Lisboa (onde se fazem actividades culturais e visitas de estudo com o objectivo de aproximar as culturas ismaili e ocidental) quer nos seus Programas de apoio comunitário em contextos urbanos (o K'Cidade) que trabalham comunidades desfavorecidas na Alta de Lisboa, Ameixoeira e Mira-Sintra - tem sido alvo de todos os encómios.

Mesmo o próprio Presidente da República Dr. Jorge Sampaio o reconheceu, quando inaugurou o Centro Ismaili de Lisboa em 1998.

O Principe Karim Aga Khan - IMAN e cabeça dos ismaelitas de todo o mundo - celebra este ano de 2007 os 50 anos de Reinado. Tem sido este dirigente a personificação do Islão ecuménico, do Islão moderado , mas também do Islão da caridade e do apoio social aos desfavorecidos.

Através da sua Rede Aga Khan para o Desenvolvimento (AKDN) tem apoiado decisivamente todas as Vítimas de calamidades - Terramotos, Guerras ou Inundações.

Vale a pena visitar www.akdn.org

E porque não um selo a comemorar esta Comunidade e o seu trabalho em Portugal?

Nenhum comentário: