quinta-feira, abril 05, 2007

A Época de Salazar

Comentário do nosso Zé:

"Depois de tantos comentários a respeito de um concurso televisivo, que vale o que vale,conformme o comentário de um leitor e que elegeu como o melhor português Salazar?!!!!,o Botas.

Para além do resultado ser uma reacção de "fundamentalistas" quero dizer indefectivos de um lado e do outro, basta ver as percentagens dos resultados, Salazar e Cunhal. Não será também um processo reactivo ao estado da Nação? Tal como um leitor também comenta, onde há muita semelhança que se mantém relativamente ao passado, quer no que respeita às clientelas,às oportunidades-uns são mais iguais que outros,ao nepotismo, ás frustradas expectativas,a uma certa ditadura dos partidos-partidocracia, em substituição de Direitos de cidadania, que no estado actual se vive?

Não são só "Á Tramossos e Minuins" são as duas versões da casa Portuguesa.

Uma casa Portuguesa é com certeza, pão e vinho sobre a mesa.Quando à porta humildemente bate algúem, senta-se à mesa com a Gente.Fica bem esta franquesa fica bem,que o povo nunca desmente.A alegria da pobreza está nessa grande riqueza de dar e ficar contente.Quatro paredes caiadas um cheirinho a alecrim. Um cacho de uvas doiradas, duas rosas num jardim. Um S.José de azulejos mais um sol da Primavera. Uma promessa de beijos.Dois braços à minha espera.É uma casa Portuguesa com certeza é com certeza uma casa Portuguesa....

Esta canção que diz muito das expectativas, conformismo, aceitação do poder.... e a outra versão...

Uma casa Portuguesa fica bem mesmo à beirinha do rio.Quando à porta desabridamente bate alguém deve ser o Senhorio.O bondoso senhorio pra alegrar,tem sempre suas manobras,vem buscar a pastelória todos meses e promete fazer obras.Mas agora "arresolvi" não mais pagar sem pÔr a escrita no rol, e da linda casa minha faça-me uma praiazinha pra tomar banhos de Sol.Quatro paredes descaiadas um cheiro nauseabundo.As portas esfrangalhadas. Eu vivo no fim do Mundo.As portas sem fechadura, já não me ralo com isso. Cães e gatos com fartura, vão lá fazer o serviço.É uma casa portuguesa no "desembrio" e culpa é do bondoso Senhorio...

Versão vernácula corrente à época, da Casa Portuguesa Portuguesa.É isto que me merece como comentário o concurso do melhor português de sempre. Casa em que mulher manda até o Galo canta fino. Portugal não é um País pequeno. Orgulhosamente sós. Isto não vai lá senão com quatro ou cinco Salazares?

Porquê este estado da Nação? São as habilitações do 1ºministro?é a descida de impostos?é a carga fiscal? são as ameaças de perda de fundos estruturais? é a Ota? são as indemnizações dos Gestores Públicos? é o Prace? é a insegurança no emprego? são os professores e os funcionários públicos que são "responsáveis" e que tem baixa produtividade e precisam de mão-de-ferro? são os estudos dos ministérios e os assessores dos gabinetes dos ministros e os seus chorudos honorários? são as incompatibilidades? são os gastos e controlo dos Gabinetes e as promiscuidades? é o síndrome da pescada" antes de ser já o o era"? é o faz de conta?é Estado a mais?

e depois disto ganha o Botas o concurso.Vou alí e venho já. "

Nenhum comentário: