sexta-feira, outubro 19, 2007

TRATADO DE LISBOA


José Sócrates encerra com chave de ouro a "sua" Presidência da União Europeia (alguém duvida que foi mais "sua" e menos de Portugal?): no início do dia de hoje (00,45H) anunciou-se o acordo com a Polónia e com a Itália que vai permitir a assinatura - em 13 de Dezembro deste ano, em Lisboa - do novo Tratado Reformador da União Europeia.

Dirão que foi a Presidência Alemã (palmas para Ângela Merkl obviamente) que fez todo o trabalho de fundo e que à Presidência Socrática apenas era pedido que concluísse... Mas isso não lhe tira menos mérito.

Pode o meio campo trabalhar a jogada de envolvimento , fintar os defesas e centrar, mas se não existisse "espírito de Matador" à entrada da área para que serviria esse trabalho?

Sócrates marcou Golo e ganhou este encontro. Correndo perigos pessoais e institucionais graves (que, aqui para nós, não sei se o Partido lhe irá perdoar lá mais para o futuro...) quando fez depender o êxito da Presidência Portuguesa da assinatura deste Tratado.

Tudo está bem quando acaba bem e vamos deixar os nossos Leaders repousar do Champagne que ontem beberam para celebrar o acontecimento.

Que marca seria? Para uma ocasião como esta o mínimo seria um Krug... Mas como estamos em Portugal talvez o Murganheira Vintage.

Agora com este Tratado assinado vamos todos ganhar mais, teremos melhor assistência social e cuidados de saúde, e os nossos filhos e netos vão poder usufruir de um ensino público de 5 estrelas!!

Quer dizer... Uma coisa de cada vez. Ainda o Tratado não foi assinado e já querem convergência real com a Europa do Norte!!??

Ora tenham santa paciência que o que se fez foi trabalho de consultor ( não é piada para os CTT recentes!!) e para resolver o resto há que esperar ainda algumas décadas, com alguma sorte e ajuda de Fátima.

Nenhum comentário: