terça-feira, junho 26, 2007

S. Petersburg 2


A Gastronomia

Tenho opiniões divididas sobre a minha experiência de comer ( e beber) em S. Petersburg.

Devo dizer que - pela limitação do horário - comi muito no hotel, embora as mais das vezes uma sandwich ao balcão dos bares (por causa dos preços, como se verá) e apenas uma vez fui a um restaurante "tipicamente russo" de acordo com a infirmação colhida no mesmo Hotel.

Tive algum azar na escolha, pois, francamente, penso que comi melhor no "Canvas" que é o restaurante do Hotel do que no tal Restaurante russo " Na Zdrovie!" que me recomendaram...

De todas as formas aqui vai uma apreciação do que se provou:

Restaurante Na Zdrovie!
Praça Bolshoi 13\4
Tel - (+) 232 4039

Para lá chegar, estando situados em frente ao Hermitage e ao Almirantado - que me parece ser o ponto de referência mais conhecido da cidade - há que passar por duas pontes, cruzando a ilha do Neva onde se encontra o Museu de História Natural e a Academia das Ciências.

O ambiente é simpático, acolhedor , também porque a sala é relativamente pequena. Não há tradução dos menus, temos de confiar em quem vem à mesa...

Aqui é que começam os problemas. Se não me consigo fazer bem entender - nem para escolher "peixe" ou "carne" - corro o risco de comer o que me apresentam, podendo ser (como aliás em muitos locais de Portugal) simplesmente o prato que interessa ao proprietário "despachar" nesse dia e hora...

Por isso não tive muita sorte.

Bebi cerveja russa (boa); bebi uma bebida típica chamada Kvas que terá alguma semelhança de gosto com cervejas especiais do género Trapiste, mas nem sei bem o que continha de facto... sabia a alcoól e do bom!

Comecei por uma Sopa de Verão a que chamam "Okroshka" feita também com kvas (já estão a ver...) e com vegetais cortados aos pedaços do tipo do nosso gaspacho alentejano. Obviamente servida directamente do frigorífico.. estava bem boa e foi o melhor da refeição.

Depois veio o "Shashalik" espécie de espetada feita com carneiro (pareceu-me da perna) obviamente marinado com especiarias e pimentas, e que em vez de grelhada era cozida a alta temperatura. Não gostei. Achei os bocados do "bicho" carneiro grandes de mais e o sabor pareceu-me algo enjoativo.

Para sobremesa "Zapekanka", uma espécie de pudim(?) que me pareceu saber ao recheio dos Cheese Cakes ocidentais. Assim-assim.

O Restaurante - que é parecido com o que chamaríamos aqui em Portugal uma "tasca finória" - tem os pratos principais a cerca de 350 rublos (10€) não é já nenhum bodo aos pobres... esta Refeição, incluindo chá no final, ficou-me por 1200 rublos (perto de 35 €).


Restaurante do Hotel Rennaissance
CANVAS
Pochtamtskaya , 4
Tel - (+) 380 40 00

Este Hotel fica a cerca de 5 minutos a pé do Hermitage e mesmo ao lado da Catedral de Santo Isaac. Como tudo o que é de 4 ou 5 estrelas na Rússia actual os seus preços são muito altos. Mais altos do que em Lisboa ou Paris.

De evitar os vinhos importados (o mais barato dos vinhos Brancos custa 2500 rublos- 80€).
Beba-se cerveja russa que é bem boa. Ou então o Vinho local (como em todos os Países frios é melhor o branco do que o tinto, mas mesmo este deixa-se beber...).

Entrada de caviar Beluga (atenção que foram apenas 27g! Dava para contar as bolinhas uma a uma...).

Prato principal de Esturjão do Mar negro recheado com caranguejo do Báltico. Prato de grande aparato (não sabia quando o encomendei) mas que resulta bem. O aspecto do esturjão, que vem à mesa completo, com a espinha dorsal característica, é que é capaz de assustar alguma senhora que esteja à mesa... tenho fotografias que mostrarei logo que os amigos da FPF que estiveram comigo nessa refeição cheguem a Portugal.

De outra vez comecei com a tradicional sopa de carne e beterraba russa "Borcsh" seguida por um simples (pensava eu) bife grelhado. A carne que me apresentaram era de vaca, mas vinha recheada com ovo cozido e vegetais. Por outro lado parecia mais estufada no tacho do que grelhada... enfim, mais um problema de tradução.
Qualquer destas refeições no Hotel - e mesmo bebendo apenas cerveja - não ficou por menos de 100€.

Em Conclusão: Tive azar. A Rússia é tão grande que deve concerteza ter mais , muito mais, para mostrar da sua gastronomia tradicional do que aquilo que tive ocasião de provar nesta curta visita...


Nenhum comentário: