segunda-feira, janeiro 28, 2008

Arcos Reais


Em Paço de Arcos, há já muitos anos, sócios galegos criaram um Restaurante que foi crescendo na apreciação dos bons gastrónomos pela frescura dos peixes e mariscos que apresentava, pela relativa "bondade" das contas que eram propostas aos Clientes e , sempre, pela amabilidade e civilidade da recepção por empregados e proprietários.

Estamos numa altura da nossa vida em que o Estado-Providência, em vez de providenciar, assume contornos "aeseáticos" algo tenebrosos pelo controlo da vida do cidadão que assumem, nos Restaurantes, nas vendas ao público, nas proibições incompreensíveis (porque as outras proibições que têm a ver com o respeito pela saúde de todos, essas louvam-se e sublinham-se favoravelmente).

Manda a actual Lei do tabaco que o gourmet, em busca do refinado prazer de um puro havano depois de uma lauta refeição, faça primeiro a sua pesquisa em busca de poiso propício, não vá escolher o Restaurante pela comida e , depois, ter de vir fumar o charuto para a porta...

Aplaudimos , de pé, as casas de bem servir que ainda permitem este gesto civilizado - talvez dos mais civilizados do Mundo em decadência. E são os "Arcos" dignos deste nosso aplauso!

Restaurante "Os Arcos"
Rua Costa Pinto 47
2780-582 Paço de Arcos
Tele. - 21 443 3374

Come-se muito bem nos Arcos, comida caseira, em que tudo é feito ao momento e de acordo com o gosto do Cliente.

São pratos mais conhecidos e apreciados:

Entradas: Presunto de Pata Negra; Torradinhas de pão saloio com manteiga; Pastéis de bacalhau; Amêijoas à Bulhão Pato; Santola recheada.
Peixe: Lampreia com arroz; Sável frito com açorda; Robalo no Capote; Açorda de marisco; Robalo ao sal; Ovas de pescada grelhadas com vinagrete; Espetada de garoupa com gambas no churrasco; Cabeça de pescada cozida com todos.
Carne: Paelha; Medalhões do lombo; Cabrito assado à Padeiro; Pato caseiro corado à Portuguesa; Bife à Wellington.
Doces: Creme de amêndoas; Surpresa de chocolate; Soufflé ao rum.

Nesta altura da Lampreia um grupo de bons Amigos lá se dirigiu no Sábado à noite para uma "Lampreiada", para mim a terceira da época.

Esta esteve maravilhosa, troços gordos e consistentes (três por pessoa, mas gigantescos) sapidez asseguradíssima pela cocção lenta e apurada em vinho verde, arroz impecável, solto, de duplo grão carolino a embeber os sucos do guizado e uma bela fatia de pão frito para tira-gosto.

Soberba! Ao nível das melhores criações do género.

De entradas: Camarão da Aguda (também conhecido como de Espinho) fresquíssimo , a saltar para as mãos, santola fresca cozida ao momento, dois pratos de pata negra de qualidade.

Para beber: Branco Camarate Seco e Tinto Verde da Lixa (Vinho da Casa).

Depois, em fim de festa, O famoso Lagavullin para a sossega e um Hoyo de Monterrey Corona que soube a paraíso...

Boa companhia (6 amigos) e boa vianda são o passaporte para a felicidade possível neste mundo inquieto.

Obrigado aos Arcos e, já agora, ao Amigo que, desta vez, foi mais lesto do que eu a puxar da carteira...
Por isso não sei exactamente por quanto ficou esta aventura. Mas tirando os charutos que trouxe de casa, apostaria que ente 300 € e 400€ se fez a festa....

Para dourar a noite, nem faltou a vitória do Benfica em Guimarães e , logo na noite seguinte, a do Sporting contra o FCP...
Que bons sonhos se tiveram nessas duas noites!






Nenhum comentário: