Rua da Cidade de São Paulo
Tel. 284 325 325
Encerra ao domingo
Não encerra para férias.
Lotação: 60 lugares
Filatelia,Gastronomia e vivências pessoais de um sibarita cinquentão
O melhor "Remédio" costuma ser um mês de sopas...
Tradicionalmente este mês de Janeiro é cá em casa um mês de "defeso" onde tanto o meu "senhorio" como eu abdicamos de jantar de garfo e faca para o substituir por uma bela sopa, quente e reconfortante, para antes da deita.
A Sopa à Portuguesa é - até do ponto de vista dietético - um dos melhores e mais completos pratos que podemos ingerir. Engorda muito menos do que a habitual substituição do jantar por "umas sandes em frente à televisão" e faz muito melhor à saúde, tendo ainda a vantagem de reconfortar sem esticar demasiado o estômago, virtude sempre de assinalar para quem, como eu, se deita "com as galinhas" para me levantar "com os galos".
Qualquer Sopa das nossas tem sempre a mesma forma de execução: uma cozedura lenta em água de legumes escolhidos , com mais ou menos batata, alho francês, cebola, por vezes com nabos, azeite e sal.
Depois é só passar pela varinha mágica e acrescentar em seguida mais legumes verdes (Couve, nabiças, etc... ripadas à mão) para quem aprecie a Sopa mais ou menos forte. Deixam-se cozer estes últimos com a panela aberta para que a couve (ou o que for) não perca a cor, durante uns 10 minutos, e vai para a mesa.
De todas as formas, o segredo para que qualquer sopa apresente aquele toque aveludado de que todos gostamos é a utilização de muita e boa cebola que, com o alho francês, deve sempre fazer parte da base da maioria das receitas.
Neste tempo que é o nosso, onde é já possível comprar pré-lavados e desinfectados, agriões, caldo verde, nabiças ou espinafres, onde o feijão, as ervilhas e o grão vêm em latas pré-cozidos, etc... fazer uma sopa é tarefa fácil e que não demora mais do que 45 minutos.
Com a outra vantagem de se poder fazer ao fim de semana para aguentar pelo menos até Quarta Feira seguinte no frigorífico.
Vão por mim: uma sopinha ao jantar - independentemente das idades e dos pesos - dá bons sonos e melhores sonhos!
Acho que já vi este "Filme" e chamava-se, se não me engano, "Minority Report"... Aqui é que o Tom Cruise conseguia apanhar os assassinos mesmo antes de estes cometerem os crimes, apoiado por um sistema de informação que lhes detectava os pensamentos... mas acho que esse sistema ainda não está à venda cá em Portugal...
Uma entidade reguladora não é Polícia de Investigação. Só pode actuar emitindo pareceres sobre a legalidade das Operações se estas lhe forem transmitidas para parecer prévio (pelos próprios) ou denunciadas por terceiros, caso em que poderá fazer uma sindicância de fiscalização.